15/02/2016 às 09h40min - Atualizada em 15/02/2016 às 09h40min

Aeródromos que não possuem Plano de Zona de Proteção serão fechados temporariamente

Medida entrou em vigor a partir de sábado (13/02) e visa garantir a segurança nas operações aéreas

Fonte: DECEA
Revitalização do Aeroporto Vargem Linda está entre as reivindicações da FIEMG
Foram fechados temporariamente, a partir de sábado (13/02), 692 aeródromos privados nacionais que não possuem o plano de zona de proteção. O objetivo é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

“Os aeródromos que não apresentaram seus Planos Básicos ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) podem estar com suas áreas de proteção violadas, tornando inseguras suas operações aéreas”, comentou o Capitão Edwilson Sena dos Santos, da Seção de Aeródromos do DECEA.

Do total, a maior parte dos aeródromos estão localizados na região Norte. Todos eles estão inscritos no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e não cumpriram o prazo de 120 dias, a contar da entrada em vigor da Portaria 957/GC3, em 15 de outubro de 2015, para submeter os seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA. A Portaria 957/GC3 foi publicada em 9 de julho de 2015, e permaneceu por 120 dias em vacatio legis, período no qual o DECEA realizou seminários de divulgação da norma em todo o Brasil, reunindo governos estaduais, prefeituras e administradores privados.
Dos 764 aeródromos listados em dezembro de 2015 que não apresentavam o plano de zona de proteção, 72 já regularizaram a situação até a última sexta-feira (11/02).

O fechamento temporário será informado à comunidade aeronáutica por meio de NOTAM (notificação para os aeronavegantes, do inglês, Notice to Airmen). A operação nesses aeródromos apenas será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo de alteração no cadastro de aeródromos nos termos da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA). Confira aqui a ICA.

Segurança nas operações aéreas - Os planos de zona de proteção de aeródromos, bem como de helipontos, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos. A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.
Na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil segue a legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos. Nesse sentido, a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica (COMAER), que são autoridades aeronáuticas brasileiras, possuem normas específicas dessa matéria que refletem as diretrizes de segurança internacional.

Para a elaboração de um Plano Básico, é necessária a realização de um levantamento topográfico no entorno do aeródromo para que seja determinado o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação visual ou por instrumentos dos voos. A responsabilidade pela confecção desse plano é do administrador do aeródromo, seja público ou privado. Os planos de zona de proteção já aprovados podem ser consultados em www.decea.gov.br/aga.

Para refrescar a memória

FIEMG assumiu compromisso de  reivindicar revitalização do aeroporto da Lajinha
Fonte: FIEMG Regional Zona da Mata

Evento pelo desenvolvimento de Cataguases foi realizado no dia  17 de novembro de 2015 em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cataguases.

A FIEMG Regional Zona da Mata, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) e apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases e do Grupo Energisa, realizou no dia 17 de novembro de 2015, um encontro empresarial em prol do desenvolvimento de Cataguases e sua microrregião. O encontro denominado “Reunião Municipal de Empresários para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cataguases” aconteceu no Centro de Cultura Humberto Mauro, em Cataguases, e reuniu lideranças empresariais e autoridades políticas para debaterem propostas para a criação de uma nova ambiência econômica regional, contidas no estudo “Perspectivas de Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira”, elaborado pela FIEMG, além de propostas específicas para o desenvolvimento de Cataguases.

O evento teve participação do presidente do Sistema FIEMG e presidente do Conselho Deliberativo de SEBRAE-MG, Olavo Machado Junior; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; da diretora de Fomento à Indústria Criativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Fernanda Machado; do prefeito municipal, Cesár Samor; além de representantes de entidades e empresários locais. No evento houve uma apresentação, feita pelo presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, do estudo “Perspectivas de Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira”, contendo propostas de investimentos em infraestrutura, mudanças na política tributária e fiscal, ambiental e desenvolvimento social para toda a Zona da Mata.

Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional de Cataguases, Alex Carvalho; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases, Ricardo Mattos;  apresentaram as potencialidades do município, e fizeram a entrega de uma publicação ao secretário de Estado, Altamir Rôso, e aos demais componentes da mesa, contendo algumas reivindicações, entre elas a expansão do Polo Industrial da cidade, revitalização do aeroporto da Lajinha e recapeamento da Rodovia Ormeo Junqueira Botelho.

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