24/02/2016 às 17h21min - Atualizada em 24/02/2016 às 17h21min

Confirmada a passagem da tocha olímpica em Leopoldina no dia 16 de maio

15 pessoas conduzirão a tocha no percurso de Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite
Autoridades traçaram o trajeto de Leopoldina(Foto João Gabriel Baia Meneghite)
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, confirmou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, em evento no Rio de Janeiro a relação das cerca de 300 cidades que estarão no caminho do revezamento da tocha olímpica. Os nomes das cidades foram revelados por volta do meio-dia, em plaquinhas exibidas por estudantes da rede municipal carioca. Está confirmada a passagem da tocha por Leopoldina no dia 16 de maio.

Força Nacional de segurança avaliou trajeto da tocha olímpica em Leopoldina

A Força Nacional enviou integrantes para mapear cada ponto no trajeto do revezamento da Tocha. Na manhã de 20 de janeiro, o município de Leopoldina recebeu a visita das gerentes regionais do revezamento da Tocha Olímpica, Ingrid Cano e Lívia Bousquet, além de oito policiais da Força Nacional de Segurança, sob o comando do capitão Mafra para uma visita técnica e reunião com autoridades locais. Estiveram presentes o prefeito José Roberto de Oliveira, a secretária de cultura Jussara Thomaz e o seu assessor Wendel Nogueira e o secretário de Meio Ambiente Marcos Toledo.
Autoridades policiais também participaram da reunião que traçou estratégias importantes no que diz respeito à segurança do evento, estando presentes o Ten. Getúlio Carlos Rabelo, da Polícia Militar e o Ten. Guilherme Cantelle Lopes Paiva, do 4º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Leopoldina.
 
Após a reunião, duas viaturas da Força Nacional de Segurança percorreram um trajeto que saiu do posto da PRF – Polícia Rodoviária Federal, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, contornando o rodinho da Praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda, passando pela rua Presidente Carlos Luz, retornando ao centro pela rua Lucas Augusto e Barão de Cotegipe.
 
O prefeito José Roberto reiterou  as palavras do Capitão Mafra. “Esta pode ser a única vez em que os moradores de Leopoldina vão ver a Tocha Olímpica passar pela cidade, pois os jogos olímpicos acontecem a cada quatro anos nos mais diversos países”.

José Roberto comentou ainda que o evento será transmitido por emissoras de televisão de todo o mundo, que ficarão conhecendo a cidade.
 
A Secretária de Cultura Jussara Thomáz comentou que desde que o município de Leopoldina foi um dos escolhidos para o percurso da tocha olímpica, a Secretaria de Cultura traçou todo um planejamento isto. “Tanto representantes da Força Nacional de Segurança, quanto da gerência regional do revezamento da tocha olímpica saíram de Leopoldina satisfeitos com todos preparativos adiantados”, comentou a secretária.

A data e horário da passagem da Tocha Olímpica por Leopoldina, foi confirmada para o dia 16 de maio. Segundo informações obtidas pelo jornal Leopoldinense, cerca de quinze pessoas vão conduzi-la em Leopoldina. Um palco será montado na Praça João XXIII para uma rápida solenidade, com apresentação cultural local. Dos inscritos para conduzir a tocha olímpica, três  leopoldinenses: o ex-jogador do Botafogo e da Seleção Olímpica Brasileira, Othon Valentim Filho, o atleta de Kung Fu da Academia Tan Lan, Carlos  Augusto dos Santos Nunes e a aluna da APAE de Leopoldina, Cássia de Souza.
 
A Polícia Militar já orientou sobre diversas peculiaridades do trajeto para a equipe da Força Nacional de Segurança, que virá para Leopoldina dias antes do evento. Cerca de 30 homens farão a segurança, além do apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A tocha sairá de Brasília (DF), no dia 3 de maio, com destino final o Rio de Janeiro (RJ), que será a sede da competição. A chegada está prevista para 5 de agosto, dia da abertura oficial do maior evento esportivo do mundo. A tocha irá passar pelas cinco regiões do país, conduzida por cerca de 11 mil pessoas.
 
Do jornal Leopoldinense, com informações do Ministério da Justiça 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »