03/03/2016 às 21h35min - Atualizada em 03/03/2016 às 21h35min

APAE Leopoldina recebe recurso de FURNAS para montagem de Sala de Estimulação Sensorial

- Assessoria de Comunicação e Marketing APAE Leopoldina
A APAE Leopoldina, atualmente, oferece as seguintes modalidades de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola funciona em turnos matutinos, vespertino e noturno. Além do atendimento pedagógico, funciona na APAE uma clínica de atendimento multidisciplinar que conta com profissionais da área da saúde. Esse serviço é prestado aos alunos que necessitam de acompanhamento e a toda comunidade. 
 
Houve progressivamente um aumento no atendimento de crianças, em idade escolar ou não, portadoras do Transtorno do Espectro Autista. Para suprir a demanda, em 2013, foi inaugurado um ambiente social com múltiplos contextos, direcionado ao estímulo dos sentidos sensoriais e motores. 
 
O Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento cujos sintomas aparecem geralmente nos três primeiros anos de vida e é definido pela presença de "déficits persistentes na comunicação e interação social" porém, vale a pena ressaltar, estas são apenas uma das suas múltiplas características e não podem ser consideradas como as únicas configurações possíveis da sua individualidade. A criança "autista" é dotada de desejos e suas manifestações devem ser respeitadas e naturalmente aceitas. Cada pessoa possui diferentes possibilidades. É preciso que saibamos reconhecê-las para dar a cada uma a abordagem necessária. Um ambiente próprio, dotado de material altamente estimulador e diversificado, foi a ideia inicial para favorecer de forma mais eficiente todas as crianças atendidas pela APAE, que representam o perfil acima descrito; mas, pela falta de recursos para este fim, visto que o que já vinha sendo recebido não tinha essa finalidade, a sala funcionava com recursos limitados.
 
Diante desta realidade, ainda em 2015, FURNAS aprovou o projeto de captação de recursos para a APAE Leopoldina equipar e inaugurar a Sala de Estimulação Sensorial. Neste ambiente, o atendimento a criança autista será desenvolvido em todas as suas potencialidades, sabendo-se que os estímulos diversificados são a chave para as múltiplas possibilidades das competências humanas. A adaptação deste valioso projeto na instituição, gera novas expectativas nos profissionais e famílias, garantindo às crianças os direitos estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Brasília, 2007). 
 
A APAE Leopoldina agradece o empenho dos profissionais que desenvolveram o projeto, o atendimento durante a construção do mesmo prestado por FURNAS e a captação do recurso recebido para implantação da Sala de Estimulação Sensorial. 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing APAE Leopoldina



Equipamentos didáticos e pedagógicos de áudio e vídeo que serão utilizados na Sala de Estimulação Sensorial


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »