10/03/2016 às 08h22min - Atualizada em 10/03/2016 às 08h22min

Leopoldina participa de encontro de municípios integrantes do Tour da Tocha

Cidade esteve representada pelo assessor da Secretaria de Esportes, Wendel Nogueira

Os presentes puderam saber mais sobre trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo estadual para os eventos relacionados aos Jogos Olímpicos em solo mineiro.
Com o objetivo de estreitar a relação com as prefeituras envolvidas com percurso da Tocha Olímpica em Minas Gerais, o Núcleo de Articulação Minas 2016 promoveu,  no dia 3 de março, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a “1ª Reunião de Aproximação Tour da Tocha - Governo de Minas Gerais e Municípios”. Leopoldina foi representada pelo assessor da Secretaria Municipal de Esportes, Wendel Nogueira Rodrigues.

Na oportunidade, os presentes puderam saber mais sobre trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo estadual para os eventos relacionados aos Jogos Olímpicos em solo mineiro, bem como obter informações específicas a respeito dos planos de ação dos órgãos de segurança e de saúde.

Foram realizados ainda workshops nos quais os representantes das cidades conheceram temas como ‘Cuidado com o Cidadão’ – que visa a defesa dos direitos humanos, dos direitos da criança e do adolescente e o combate à exploração sexual e ao trabalho infantil –, ‘Identidade Mineira’ – que trata da promoção dos produtos culturais e dos destinos turísticos mineiros, além do legado olímpico – e ‘Segurança Integrada’ – em que órgãos de segurança das esferas municipal, estadual e federal trabalham em conjunto para que os eventos relacionados às Olimpíadas transcorram sem problemas nessa área.

Para Wendel Nogueira, ponto focal da cidade de Leopoldina, o momento de interação foi muito importante. “O encontro nos deu a oportunidade de saber como está a preparação nas outras cidades, compartilhar situações que estamos vivendo neste momento pré-evento e buscar mais informações para fazermos uma bela festa”, comentou.

O secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, encerrou o evento após chegar de Ipatinga, onde lançava um projeto esportivo de legado olímpico batizado de Territórios Esportivos.

Mais sobre a passagem da Tocha. Em Minas Gerais o percurso começa no dia 7 de maio pela cidade de Araguari e termina no dia 16 na cidade de Muriaé. O fogo olímpico passará por 35 cidades e 2 municípios. Em oito delas – Belo Horizonte, Itabira, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Montes Claros, Governador Valadares e Juiz de Fora –, conhecidas como cidade-celebração, a Tocha permanecerá ao fim de cada dia de revezamento, onde será realizada uma festividade. 

Além do Tour da Tocha, que é uma ação que conta com o apoio do Governo do Estado, uma vez que os acordos foram feitos bilateralmente entre municípios e Comitê Organizador Rio 2016, Minas Gerais conta com outros dois eventos relacionados aos Jogos Olímpicos: o Torneio Olímpico de Futebol, que terá 10 partidas em Belo Horizonte, e o trabalho pioneiro de captação e recepção de comitês olímpicos estrangeiros e brasileiros para treinamento e aclimatação em Minas.

Fonte: Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »