11/03/2016 às 19h20min - Atualizada em 11/03/2016 às 19h20min

FIEMG Regional ZM lança Programa Minas Sustentável na Zona da Mata

Iniciativa oferece apoio gratuito a micro e pequenas empresas na área ambiental

A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu em sua sede hoje, dia 11 de março, o lançamento do Programa Minas Sustentável. O evento, que teve como objetivo apresentar os benefícios do Programa e da Produção Sustentável para as empresas da região, contou coma a presença de cerca de 100 pessoas, entre empresários, lideranças políticas e empresariais.

De acordo com a analista ambiental da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat, o Minas Sustentável, através das visitas técnicas, oferece apoio gratuito a micro e pequenas empresas na área ambiental, visando promover a sustentabilidade da indústria que, ao adotar processos com menos desperdício, se torna ainda mais responsável e competitiva no mercado. “Ações simples e de fácil aplicação são capazes de gerar mais produtividade e economia”, afirma.

O lançamento foi realizado nos moldes do evento Café & Negócios, contando com duas palestras: “Apresentação do Programa Minas Sustentável”, ministrada pelo gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa; e “Produção Sustentável”, pelo diretor adjunto do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Marlucio Borges.

Criado e desenvolvido pelo Sistema FIEMG, por meio do SESI, o Minas sustentável oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, capacitações, ações educativas e assessorias que ajudam as empresas participantes a implementarem a gestão sustentável. Isso de forma prática, fazendo delas instrumentos para a geração de negócios rentáveis, ecologicamente corretos e socialmente inovadores, agregando valor às empresas e à sociedade.

O programa está estruturado em segmentos que ajudam o empresário a conhecer seu negócio, adequar seus processos de acordo com a legislação vigente, implementar programas de ecoeficiência com ênfase em conservação de energia, água e gestão de resíduos, e de responsabilidade social, participando da melhoria da qualidade de vida da sua comunidade.


Abrindo o encontro, o presidente da FIEMG Regional ZM, Francisco Campolina, declarou que o Minas Sustentável já teve mais de 3 mil indústrias atendidas e chega agora à Zona da Mata para ajudar de maneira efetiva micro e pequenas empresas na adequação da conformidade legal e capacitação socioambiental. “E a adesão das indústrias ao programa é fundamental para fazer de Minas Gerais uma referência em sustentabilidade e econegócios”, disse.

O secretário de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Luiz Cláudio Santos, parabenizou a FIEMG pela iniciativa e disse que o Minas Sustentável já se mostrou um programa exitoso em outras cidades. “É preciso conscientização ambiental e que haja um equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento. A sustentabilidade agrega valor a qualquer empresa”, declarou.

Em sua palestra, o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Costa, apresentou o programa dizendo que a ideia é orientar as empresas no trato da questão ambiental. “O problema ambiental da nossa indústria é a ineficiência de seu processo”, disse. Já Marlucio Borges, diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, falou sobre produção e consumo sustentáveis. “Criado para apoiar, motivar e capacitar a indústria mineira a adotar processos mais sustentáveis, o Programa surge como um apoio fundamental do Sistema FIEMG às indústrias de pequeno porte para planejar seu desenvolvimento”, disse.
 
Graciele Vianna
Analista de Comunicação
FIEMG Regional Zona da Mata
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »