15/03/2016 às 14h58min - Atualizada em 15/03/2016 às 14h58min

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atua em vários pontos de Leopoldina

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, se reuniram no último sábado (12) para atuarem numa “força tarefa” em alguns bairros de Leopoldina. Além dos serviços rotineiros executados durante a semana, o secretário Ademar Teodoro, juntamente com os funcionários do setor, se deslocaram por várias ruas e bairros reforçando os serviços de limpeza e retirada de lixo e entulhos, cuja demanda aumentou em função do enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a Dengue, Chikungunia e Zika Vírus. 
 
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Ademar Teodoro, devido ao surto de dengue na cidade, as equipes do setor de Serviços Urbanos estão se desdobrando na execução de várias frentes de serviço, muitas delas porque alguns moradores não colaboram com a conservação dos locais de uso comum e margens dos córregos. 
 
"Apesar de seguirmos um cronograma, nós estamos atentos aos acontecimentos e a cada dia procuramos melhorar o serviço disponibilizado", afirmou o secretário, mencionando recente iniciativa de moradores do bairro Maria Guimarães França (Cohab Velha) que fizeram a roçada da praça daquele bairro. Ao tomar conhecimento do fato, a equipe da Prefeitura limpou o local, direcionando para a execução do trabalho uma equipe composta por oito homens, dois deles utilizando roçadeiras manuais, e o apoio de uma máquina retroescavadeira e dois caminhões. 
 
Em toda a cidade, inclusive em operações tapa buraco, a Secretaria tem atuado incansavelmente, buscando atender com agilidade e qualidade as necessidades de intervenções.
 
Além da coleta de lixo domiciliar e varrição, feitas regularmente na cidade, a limpeza urbana se depara com o acúmulo de entulho e mais lixo jogados por moradores em locais públicos e em terrenos à beira da via pública, de onde são retirados pela Secretaria de Serviços Urbanos. 
 
Ademar Teodoro faz um apelo para que os cidadãos compreendam a importância de zelarem pela limpeza nas proximidades de suas residências e nos lugares de uso coletivo, citando como exemplo que pessoas estão jogando lixo na várzea do Desengano, na Rua Maria do Carmo Sales, onde normalmente é intenso o fluxo de pedestres e veículos. No último sábado (12) a Secretaria de Serviços Urbanos retirou três caminhões de lixo e entulho do terreno . "A Prefeitura está sim fazendo a sua parte mesmo com suas limitações, mas sem o apoio e a colaboração da população, é impossível", comentou Ademar Teodoro. 
 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos desenvolve uma extensa lista de atividades, dentre elas a roçada das margens dos córregos que cortam a cidade. "Só o córrego Feijão Cru tem 18 Km de extensão, o que consome tempo e mão de obra", comentou o secretário. A retirada de lixo e entulhos é feita com frequência praticamente diária, assim como a coleta de lixo doméstico e varrição das ruas - diariamente na parte central da cidade e intercalada nos bairros.

A capina das ruas segue um cronograma. À medida em que os buracos vão surgindo nas vias públicas é implementada a operação tapa buracos, utilizando massa asfáltica. Recentemente foram colocados redutores de velocidade nas ruas Professor Gustavo Monteiro de Castro e Fernando Novaes (Pirineus) e Rua Antônio Fernandes Valentim (Quinta Residência). 
 
Periodicamente os latões de lixo disponibilizados pela prefeitura em pontos estratégicos da cidade passam por manutenção ou substituição. Teve início o recolhimento de cães em situação de abandono nas ruas do município, que são encaminhados para o Canil Municipal, localizado na antiga estrada Leopoldina - Cataguases. 
 
Também são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos a manutenção (limpeza geral e conservação) do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo e a poda das árvores na área urbana, que é realizada respeitando o período determinado pelo CODEMA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 
 
O atendimento a emergências relacionadas a chuvas é realizado em parceria com a Defesa Civil. Nos últimos meses as chuvas causaram transtornos em algumas partes da cidade e a remoção de barreiras se fez necessária através de equipes do setor de Serviços Urbanos, que também é responsável pela desobstrução de bueiros, conservação e limpeza de aproximadamente 20 praças e demais espaços públicos (áreas verdes), além de colaborar com serviços executados em conjunto com outras secretarias (Obras, Meio-Ambiente, Agricultura, Esportes Lazer e Turismo, Educação, Saúde e Assistência Social).
 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Kalon Moraes. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »