Na sexta-feira, Nelson Barbosa disse, em São Paulo, que o governo continua propondo medidas para destravar a economia e não se deve ser muito otimista a ponto de ser complacente nem pessimista a ponto de ficar paralisado.
O ministro disse que o governo deve ser realista e pragmático e enfrentar os problemas mais imediatos. “Estamos testando nossa capacidade de resolver problemas. O desafio é estabilizar a economia em todos os sentidos: fiscal, internacional, controle da inflação e, sobretudo, a renda e o emprego”, afirmou.
Segundo Barbosa, as projeções para o ano ainda são muito incertas, mas o ministério acredita que é possível estabilizar o nível de renda até meados do ano e recomeçar a crescer no fim do ano.
Para Nelson Barbosa, o cenário atual é conturbado e a melhora da situação econômica ajudará a política e vice-versa, porque a incerteza política atrasa a economia. “A política econômica tem de ser agente de estabilização”, disse o ministro.