01/04/2016 às 12h09min - Atualizada em 01/04/2016 às 12h09min

Avança a obra de canalização de córregos no Jardim dos Bandeirantes

Custo previsto é de R$2.237.699,01 com recursos obtidos junto ao BDMG

A obra dará segurança aos proprietários de dezenas de imóveis localizados nas margens dos dois cursos d’água que vem sofrendo forte erosão há muitos anos.
Prossegue a obra de canalização dos córregos Feijão Crú e Onça que cortam o bairro Jardim dos Bandeirantes, numa extensão de 390 metros. O prefeito José Roberto visitou o local e comentou tratar-se de uma das mais importantes obras de infraestrutura realizadas naquele bairro. “É um momento importante para Leopoldina e em especial para os moradores do bairro Bandeirantes”, destacou o prefeito, acrescentando: “esta é uma das mais importantes obras realizadas por sua gestão no bairro Jardim dos Bandeirantes, pois dará segurança aos proprietários de dezenas de imóveis localizados nas margens dos dois cursos d’água, que vem sofrendo forte erosão com o passar dos anos, tirando a tranqüilidade das famílias que ali moram. Com certeza, ao término dos serviços, a população contará com uma melhor qualidade de vida”, disse.

Engenheiro explica como será a canalização

Segundo o engenheiro José Márcio Gonçalves Lima, Secretário Municipal de Obras, a canalização será feita num trecho de 34,5 metros do córrego Feijão Cru com largura de 5 metros e 3 metros de altura, até o encontro com o córrego do Onça. Este por sua vez, será canalizado numa extensão de 30 metros com 3 metros de largura e 3 de altura, até o encontro com o córrego Feijão Cru. A partir da confluência dos dois córregos o Feijão Cru será canalizado numa extensão de 325,95 metros, com 8 metros de largura e 4 metros de altura. O total de canalização em extensão é de 390,4 metros até as proximidades da ponte da BR116 Rodovia Rio - Bahia. Os taludes formados nas duas margens resultantes da canalização, de acordo com o projeto, serão gramados. A obra tem o valor de R$2.237.699,01 com recurso oriundo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A., através do Programa BDMG Urbaniza.

A burocracia atrasou o início da obra

O prefeito José Roberto explicou ao jornal Leopoldinense que já havia homologado no dia 5 de janeiro de 2015, o resultado da ‘Concorrência Pública’ para construção da canalização aberta em concreto armado de parte dos dois cursos d’água que cortam o Jardim dos Bandeirantes. “A obra demorou a ser iniciada por causa do atraso na concessão da licença ambiental o que só ocorreu no dia 28 de outubro de 2015. De lá até o início da obras outras etapas burocráticas tiveram que ser ultrapassadas e o processo é muito lento”, explicou o prefeito.

A Licença Ambiental foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – através do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM – no dia 28 de outubro de 2015, assinada pelo Superintendente Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata, Alberto Felix Iasbik. De acordo com o documento, o COPAM concedeu à Prefeitura de Leopoldina, Licença Prévia em conjunto com a Licença de Instalação, para atividade de Retificação de curso d’água, autorizando o início da implantação, de acordo com planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes a serem atendidas nas próximas fases de sua implementação, conforme processo administrativo de Nº 00142/1999/005/2015, e decisão da Unidade Regional Colegiada Zona da Mata, em reunião do dia 28/10/2015. A Licença Ambiental tem a validade de 4 (quatro) anos, com vencimento em 28/10/2019.
 
A empresa vencedora da Concorrência Pública terá 12 meses para concluir o serviço.

Fontes: Secretaria Municipal de Obras de Leopoldina, Arquivo do Jornal Leopoldinense e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »