13/04/2016 às 09h23min - Atualizada em 13/04/2016 às 09h23min

Inaugurada a revitalização da ‘Praça do Chafariz’.

Ordenação do trânsito melhora tráfego no bairro Pirineus e novos pontos de ônibus foram instalados evitando longos deslocamentos de idosos.

Texto e Fotos: João Gabriel Baía Meneghite
Famosa por manter até a década de 1950 uma fonte de água que resultou na Praça do Chafariz, nome popular da Praça Alípio Assunção, que durante muitos anos serviu à população daquela região, o chafariz ganhou obras de revitalização em sua estrutura.
 
Era comum passar pelo Pirineus e avistar longas filas de pessoas aguardando para fazer uso daquela água, também utilizada pelas  lavadeiras. Após vários anos desativado, o famoso chafariz ganhou um novo projeto. 
 
Além da construção de uma rotatória, com mais segurança para os usuários, garantindo fluidez ao trânsito, um novo sistema de iluminação foi implantado, além de um canteiro conjugado com uma fonte ornamental, que deu maior charme e beleza ao local. 

O nome dado à praça homenageou um antigo calceteiro da Prefeitura de Leopoldina, Alípio Assunção, também um dos fundadores do tradicional Clube Cutubas, em 1925. A homenagem foi oficializada pela Lei nº 571, aprovada pela Câmara Municipal de Leopoldina e sancionada pelo prefeito Joaquim Furtado Pinto em 30/07/1965.


A solenidade de inauguração ocorreu na noite desta terça-feira, 12 de abril, reunindo autoridades do Poder Público Municipal, moradores e comerciantes do bairro. Em seu discurso, o prefeito José Roberto de Oliveira comentou que a crise econômica reflete em primeiro lugar nos municípios, e que tem observado a carência da população no contato diário com as pessoas. "Muita gente nos cobra melhorias nos bairros, no entanto, não é possível atender todos", ressalvou o prefeito. 


Ele comentou ainda sobre os serviços públicos que foram inaugurados recentemente na área de saúde, que beneficiam a população de forma geral, citando o Pólo de Saúde Agostinho Pestana, que oferta serviços como teste do pezinho, orelhinha, entre outros como a coleta de sangue no hemocentro. "O Centro de Reabilitação Dr. Nilo Luiz da Silva é melhor do que muitas clínicas particulares na região", destacou o prefeito citando os serviços oferecidos pelo SUS - Sistema Único de Saúde em Leopoldina.
 
O secretário Valter Carlos Gonçalves de Matos citou algumas obras de revitalização de praças no município de Leopoldina. Ele ficou contente ao tomar conhecimento de uma carta publicada no jornal Leopoldinense, de uma conterrânea que veio visitar parentes e amigos, e ficou encantada com a Praça Felix Martins, que também está sendo revitalizada.


Após descerramento da placa, o prefeito e moradores conheceram o novo trajeto do ônibus urbano naquela região. Dois pontos foram instalados, sendo que o novo trajeto atende moradores próximos da Capela Nossa Senhora Aparecida, com ponto na praça Mário Malaquias junto ao antigo ‘Cruzeiro’. Segundo o prefeito, idosos tinham que se deslocar a pé até o ponto existente na Praça do Chafariz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »