14/04/2016 às 08h38min - Atualizada em 14/04/2016 às 08h38min

Você se deixa influenciar por pesquisas eleitorais?

Luiz Otávio Meneghite
A enquete em tela ficou disponibilizada para votação pelos leitores do Jornal Leopoldinense Online durante 15 dias e integra uma série que está sendo feita visando as Eleições Municipais que ocorrerão em 02 de outubro deste ano.
 
O objetivo do jornal é simplesmente motivar o leitor para o tema que é tão apaixonante quanto o futebol. Sim, porque já se começa a sentir nas ruas um aumento nas conversas sobre o pleito que ocorrerá daqui a 06 meses e, na medida em que o tempo passar, as conversas tendem a ficar mais acaloradas, com eleitores já tomando partido de algumas candidaturas.
 
Já se percebe também nas ruas de Leopoldina a revelação de nomes de possíveis candidatos aos cargos que só serão oficializados após as convenções dos partidos políticos que serão realizadas entre 20 de julho e 05 de agosto. Muita gente que se anuncia hoje como pré-candidato pode mais à frente ver frustradas suas pretensões e terão que ‘chorar na cama que é lugar quente’.
 
Só a partir de 16 de agosto estará autorizada a propaganda eleitoral com as candidaturas definidas.  Neste aspecto é bom lembrar que o tempo de campanha eleitoral foi bastante diminuído passando de 90 para apenas 45 dias.
 
Será tempo suficiente para os candidatos mostrarem seus programas de governo? Será tempo suficiente para os que pretendem chegar à Prefeitura ou à Câmara divulgarem seus nomes e números? É claro que os nomes mais conhecidos vão levar vantagem.
 
Uma das estratégias utilizadas por alguns candidatos é a divulgação ‘à boca pequena’ de pesquisas eleitorais ‘forjadas’ com o objetivo de convencer aqueles eleitores que não se dão ao trabalho de conhecer o candidato, o que ele pretende, o seu passado, o seu presente e estão apenas preocupados em não perder o seu voto como se tivessem numa torcida de futebol.
 
Pelo custo, uma pesquisa eleitoral se torna inviável de ser feita em cidades do porte de Leopoldina. Então, alguns candidatos se utilizam de pesquisas não registradas na Justiça Eleitoral de forma que ninguém fica sabendo como foram feitas e por quem foram feitas. Infelizmente, são muitos os que decidem o voto pelo andar da carruagem!



A seis meses das eleições são muito poucos os eleitores que já possuem seu voto definido de início. Apenas aqueles que possuem uma ligação mais forte com algum partido ou com algum candidato já sabem em quem vai votar. A grande maioria ainda espera a definição oficial das candidaturas para se posicionar. O problema é que a esta altura do ‘campeonato’ já diz por ai que foi feita uma pesquisa  apontando o favoritismo de determinado candidato. E você, o que acha?




 
Confira a análise
de Max Alan Matheus


►Clique aqui
 
Confira a análise
de Nelson Vieira Filho


►Clique aqui
 


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »