14/04/2016 às 17h46min - Atualizada em 14/04/2016 às 17h46min

Governador se reúne com superintendentes regionais de ensino

Lideranças da área da educação destacam ações da gestão de Fernando Pimentel que impactam positivamente o segmento

O governador Fernando Pimentel se reuniu nesta quinta-feira (14/4) com os 47 titulares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, para fazer um balanço das atividades que vêm sendo realizadas na área da educação no Estado. Os superintendentes destacaram ações implementadas pelo Governo de Minas Gerais desde o ano passado e que têm dado resultados positivos.

Pimentel destacou que, apesar das dificuldades financeiras pelas quais o Estado atravessa, o Governo está trabalhando e conseguindo produzir bons resultados para Minas Gerais. “No caso da educação, eu fico muito feliz porque sempre foi uma grande preocupação nossa. Essa equipe que trabalha junta há bastante tempo veio aprimorando uma concepção de trabalho e agora conseguimos ampliar para o Estado inteiro”, afirmou.

O governador também destacou o papel do educador e dos superintendentes diante dos desafios que são apresentados à educação no século XXI. “Há abundância de fontes de informação para o jovem hoje, e a escola não pode ser só uma a mais, senão ela perde o protagonismo. Então, a escola está desafiada a se reinventar e não há como fazer isso sem os professores que, mais do que nunca, têm que ser líderes dentro de sala de aula. E os superintendentes também têm que ser uma liderança, uma referência na comunidade, fazer a tarefa de motivar as pessoas nesse processo de reinventar a escola e a educação”, disse.

A superintendente Regional de Ensino de Uberaba, Marilda Ribeiro, destacou a importância da participação popular, por meio da implantação dos Fóruns Regionais de Governo. “Esses encontros que temos tido em cada um dos territórios têm sido de uma aproximação imensa com as comunidades e os alunos. Mais do que isso, é uma oportunidade de sabermos realmente as suas demandas”, avaliou.

Stela Santos, superintendente Regional de Ensino de Januária, destacou os projetos voltados para as minorias. “As ações e os projetos feitos nas 47 SREs têm contribuído para a transformação da vida das pessoas, com a redução das desigualdades educacionais e sociais. Eu destaco a campanha Afroconsciência que, após seu lançamento, já resultou em projetos nas comunidades, que têm participado, inclusive, de prêmios nacionais relevantes e colocando as escolas quilombolas de Minas Gerais no cenário nacional como exemplo de experiências exitosas”, disse.

Já o superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Jakes Paulo, chamou a atenção para os aportes financeiros feitos pelo Estado para a garantia de alimentação e transporte escolar. “A partir do momento em que a gente aumenta o recurso da alimentação escolar, esse dinheiro também está sendo investido na agricultura familiar. Essas ações combinadas são de grande importância social, asseguram a qualidade de vida para os alunos”, ressaltou.

Os educadores deram destaque ainda para a valorização da carreira do magistério, os investimentos em obras nas escolas estaduais e o incremento das vagas na escola integral. O encontro contou com a presença dos secretários de Estado de Educação, Macaé Evaristo, de Governo, Odair Cunha, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »