15/04/2016 às 08h36min - Atualizada em 15/04/2016 às 08h36min

Sistema da Ouvidoria-Geral funcionará nas 47 Superintendências Regionais de Ensino

Ampliação tem o objetivo de dar mais agilidade às respostas aos cidadãos que se manifestam em relação à rede estadual de educação

Agência Minas
Guiomar Lara apresentou os números de manifestações da OGE
O sistema TAG, que gerencia as manifestações registradas pelos cidadãos na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), passará a funcionar em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado. O anúncio foi feito nessaa terça-feira (12/4), na Cidade Administrativa, durante reunião entre a ouvidora Educacional, Guiomar Lara, e os superintendentes de cada região.

Até a semana que vem, cada SRE indicará dois servidores para participar da capacitação do sistema. A previsão é que o treinamento seja realizado em maio, por meio de videoconferência.

Guiomar Lara ressalta que, ao interligar as SREs via sistema TAG,  a Ouvidoria dará mais rapidez  às respostas aos cidadãos, que buscam a OGE para registrar dúvidas denúncias, sugestões, elogios ou reclamações em relação aos serviços públicos estaduais. Atualmente, apenas as três Superintendências Regionais de Ensino da Região Metropolitana trabalham com o TAG.

Para a superintendente de Guanhães, Erlane Paula Santos, a aproximação das SREs com a OGE é uma maneira de aperfeiçoar os serviços públicos da Educação. “Essa gestão democrática é uma oportunidade excelente de ouvir mais os cidadãos e os servidores”, afirma.

O titular da SRE de Sete Lagoas, Arquimedes Pereira de Sousa, concorda que o trabalho da OGE ajuda na melhoria dos serviços públicos. “Acho importante o diagnóstico (dos serviços públicos) feito pela OGE”, opina.

Apresentação

Antes de informar sobre a capacitação no sistema TAG, Guiomar Lara apresentou os números de manifestações da OGE, da Ouvidoria Educacional e especificamente de cada Superintendência Regional de Ensino. O crescimento das manifestações a cada ano, de acordo com a ouvidora, ocorre devido a um maior conhecimento da população dos serviços oferecidos pelo órgão. “As pessoas estão procurando mais, conhecendo mais, confiando mais. Os cidadãos estão ficando satisfeitos”, observa.

Na reunião, Guiomar apresentou os dados da OGE. Em 2015, por exemplo, foram recebidas 23.577 manifestações, um aumento de 25,8% em relação a 2014. A Ouvidoria Educacional registrou 4.592 no ano passado. Desse total, 88% foram encerradas no período.

De acordo com a ouvidora, a eleição para diretores de escolas foi um dos destaques no ano passado. A ouvidora agradeceu o engajamento dos superintendentes e pediu rapidez nas respostas às manifestações que ainda estão em tramitação.
 

 

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