19/04/2016 às 14h09min - Atualizada em 19/04/2016 às 14h09min

Estão abertas as inscrições para o 14º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba

O evento acontecerá entre os dias 27 a 31 de julho e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho.

​Fernanda Espíndola - Assessoria de Imprensa do Festival
Os cantores e compositores da moda de viola de todo o país que desejam participar do 14º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba já podem preparar suas canções e não devem perder tempo. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho e são gratuitas. Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival de Piacatuba, que é referência em todo o país em função de valorizar a autêntica música de raiz e fomentar o surgimento de novos talentos, será realizado entre os dias 27 e 31 de julho e tem patrocínio da Energisa e do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Prefeitura de Leopoldina, Hotel Minas Tower e Sol e Neve. 

Para concorrer, os candidatos devem se inscrever através do site www.festivaldepiacatuba.com.br, onde terão de preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente em MP3. Também serão aceitas inscrições via correio, desde que sejam postadas até a data limite (24 de junho). Basta preencher a ficha que está disponível no site e enviá-la para Rua José Furtado de Mendonça, 146, Piacatuba-MG, CEP 36.708-000.

Assim como acontece todos os anos, o Festival distribuirá premiação em dinheiro aos três primeiros colocados, além do melhor intérprete e melhor violeiro. O Festival de Viola é disputado em duas etapas- regional e nacional, e o regulamento mantém a tradição de exigir apenas um critério básico: o candidato deverá privilegiar a música de raiz ou regional e se apresentar sem qualquer ajuda de instrumento eletrônico como teclado, sanfona ou bateria.
Ainda segundo o regulamento, cada compositor poderá inscrever apenas uma música. Os concorrentes da etapa regional, que será no dia 28 de julho, deverão apresentar estilo de música de raiz ou regional. Nesta edição, a novidade é que poderá concorrer qualquer pessoa que comprove residência com DDD (32)  e no máximo de 80 km de distância de Leopoldina. Já a etapa nacional, que será realizada no dia 29 de julho, é aberta para violeiros de todo o país.

E para o público que aguarda ansiosamente por mais uma edição do Festival, a programação musical de 2016 está diversificada do que nunca e reunirá no palco de Piacatuba pratas da casa, como a dupla leopoldinense Hermes Viola, que mais uma vez conduzirá o Cortejo e fará o show de abertura, e Juca Fusco, atualmente radicado em Cataguases; novos talentos como o mineiro Diorgem Júnior, que venceu a etapa nacional de 2015 e este ano se apresentará como músico convidado; além de músicos consagrados: Geraldo Azevedo, Miltinho Edilberto, Renato Teixeira, Zé Geraldo e Sérgio Andrade. A programação completa da 14ª edição do Festival, que conta ainda com um variado roteiro gastronômico, oficinas e apresentações de teatro está disponível no site www.festivaldepiacatuba.com.br









Fernanda Espíndola-Assessoria de Imprensa do Festival

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »