21/04/2016 às 00h00min - Atualizada em 21/04/2016 às 00h00min

Diretora da UEMG de Leopoldina recebe a Medalha de Honra da Inconfidência

A cerimônia de agraciamento foi realizada em frente ao Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes em Ouro Preto-MG.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu, nesta quinta-feira (21/4), em Ouro Preto, a 65ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – foi entregue a 148 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O ex-presidente do Uruguai e senador José Mujica recebeu o Grande Colar e foi o orador da cerimônia.


A solenidade foi presidida pelo Governador Fernando Pimentel

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência sendo anualmente entregue no dia 21 de abril àqueles que, de maneira excepcional tenham contribuído para projeção e valorização de Minas Gerais no cenário regional e nacional.

A cerimônia de agraciamento foi realizada em frente ao Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes em Ouro Preto-MG. Foram 30 agraciados com a Grande Medalha, 54 com a Medalha de Honra e 63 com a Medalha da Inconfidência.

A Diretora da UEMG-Unidade de Leopoldina, Professora Doutora Beatriz Bento de Souza foi agraciada com a Medalha de Honra da Inconfidência, a mais alta comenda concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

A homenageada

Beatriz Bento de Souza é Socióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Especialista em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas; Mestre em Educação - Área de concentração de Administração e Política Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Possui larga experiência na Docência Superior, tendo ocupado os cargos de: Diretora de Escolas de Educação Básica das redes de ensino pública e particular; Diretora do Centro de Educação e Humanidades do Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro; Coordenadora Geral do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, em Aracaju – Sergipe. Atualmente, exerce o cargo de Diretora da Unidade de Leopoldina da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG LEOPOLDINA.

Fontes: Central de Imprensa do Governo de Minas e Assessoria de Imprensa da UEMG-Leopoldina - Crédito (fotos): Gil Leonardi/Imprensa MG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »