28/04/2016 às 09h58min - Atualizada em 28/04/2016 às 09h58min

SRTE - MG realiza Feira da Economia Solidária

Ações em comemoração ao Dia do Trabalhador contam com emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social e Plantão Especial para o público.

Belo Horizonte, 27 de abril de 2016 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), antecipando as comemorações do Dia do Trabalhador, promove a Feira da Economia Solidária, no dia 29 de abril (sexta-feira), de 9h às 18h, e no dia 30 de abril (sábado), de 9h às 15h. No evento, os visitantes poderão adquirir produtos e serviços feitos por produtores e artesãos dos empreendimentos econômicos solidários. A Feira será realizada em frente à sede da SRTE/MG, no quarteirão fechado da Rua Tamoios - n° 596, no Centro de Belo Horizonte.
 
Durante a Feira, a SRTE/MG também oferecerá aos visitantes serviços de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e uma equipe de Auditores Fiscais do Trabalho da Regional mineira realizará um plantão especial no local, na sexta-feira, dia 29, para esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre direitos trabalhistas.   
 
A expectativa dos organizadores é receber, durante os dois dias do evento, cerca de duas mil pessoas, que poderão conferir uma variedade de objetos artesanais, confecções, alimentos orgânicos. A exposição ficará por conta  dos 68 empreendedores vindos do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que atuam com a Economia Solidária e dela tiram seu sustendo. 
 
 A Feira de Economia Solidária tem o apoio do Fórum Mineiro de Economia Solidária – FMEPS; da Central Cooperativa Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de MG – REDESOL/MG; das Redes Metropolitanas da Economia Solidária, de Artesanato Trem de Minas, de Confecção Tecer Minas, de alimentação Sabor Mineiro Uai, de Cosméticos, Higiene e Limpeza Aromas de Minas, de reciclagem, de agricultura urbana; dentre outras instituições. 
 
Exemplos de empreendedorismo Solidário
 
No cenário mineiro, duas iniciativas que vêm se destacando pelas atividades empreendidas em prol da geração de  renda têm participação garantida na Feira. Com recursos do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o Projeto Empreendendo Vidas é uma ação do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), que busca capacitar a população em situação de rua para a geração de trabalho e renda de acordo com os princípios da Economia Solidária. Durante a execução do Projeto, foi promovida a formação de quatro grupos produtivos (artesanato, plantação, logística e eventos sustentáveis), que prestam serviços em atividades de gastronomia, eventos sustentáveis, logística, plantação de hortas verticais com materiais recicláveis e serviços para revitalização de espaços públicos.
 
Outro empreendimento solidário que participará da Feira é o “Atelier Fazendo Arte” que, desde 2014, utiliza pneus em desuso para produzir cadeiras e mobiliários para praças e parques. A artesã Selma Ramos Da Silva Caldeira conta que o projeto faz parte de um mercado pouco explorado e inovador. “É uma forma de subsistência que transforma o lixo em objetos que trazem beleza e leveza para a vida das pessoas”, afirmou Selma.
 
Serviço
 
SRTE/MG realiza Feira da Economia Solidária
Data: 29/04 (sexta-feira), de 8h às 18h e dia 30/04 (sábado), de 9h às 15h
Local: Quarteirão fechado da Rua Tamoios, nº 596, Centro – BH (em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais).
 
 
Assessoria de Imprensa
Ministério do Trabalho e Previdência Social
(31)3270-6106 / (31) 3270-6104
[email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »