24/05/2016 às 21h57min - Atualizada em 24/05/2016 às 21h57min

Raul Lanterneiro

Raul Monteiro Filho, o popular “Raul Lanterneiro” nasceu no distrito de Tebas em 05 de março de 1937, filho de Raul Margarido Monteiro e Paulina Maria da Conceição.

Desde moço aprendeu a arte da lanternagem de veículos e por algum tempo trabalhou junto com seu irmão Sebastião Madaleno na SEMAG e em outras oficinas até se estabelecer como autônomo.

Casado com Maria José Diana Monteiro, com ela teve sete filhos, Anilson, Anelziene, Adilson, Arilson, Aloísio, Andréia e Adriana.

Em 1976 Raul mudou-se com a família para o recém construído Conjunto Habitacional Maria Guimarães França “Cohab Velha”, bairro no qual, com ajuda da esposa, filhos, e amigos montou sua oficina.

Pelo seu carisma, suas manias e brincadeiras, Raul reunia em torno de si, inúmeros amigos. Sua oficina era ponto de encontro do bairro. Além do trabalho como lanterneiro, Raul tinha outras habilidades.

Assim como seu irmão João Raul, trabalhava também com madeira e nas horas vagas era sanfoneiro. Gostava de criar os mais variados animais. Protagonista de muitas histórias engraçadas, que contava sempre “floreando” detalhes. Em sua oficina juntava tralhas que sempre "ia precisar" e dava falta de um parafuso que fosse retirado. Era realmente uma figura folclórica.

 Ainda na faixa dos 40 anos, Raul descobriu um câncer na garganta e enfrentou outros problemas de saúde, mas sem nunca parar totalmente de trabalhar. Manteve suas características até falecer aos 79 anos em 09 de maio de 2015.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »