29/05/2016 às 17h00min - Atualizada em 29/05/2016 às 17h00min

Fotografias mostram um lindo pôr do sol visto do Morro do Cruzeiro

Cenário é pouco aproveitado pelos leopoldinenses.

Texto e fotos de João Gabriel B. Meneghite
O saudoso poeta e cantor Serginho do Rock, compôs músicas exaltando as belezas naturais do município de Leopoldina. Em 'Mineira Gostosa' retrata de forma positiva o aconchego de cidade interiorana, enfatizando um sentimento dos leopoldinenses que prevalecem até os dias atuais - o amor e saudade daqueles que estão distantes - o receio e preocupação dos que vivem na cidade e condenam sua calmaria. Em 'Morro do Cruzeiro', o compositor cita a paz envolvente do alto daquela serra, o seu silêncio, as paisagens da cidade, das colinas, do sol nascendo e se pondo. 

Pouco frequentado pelos leopoldinenses, o Morro do Cruzeiro protagoniza bons momentos para quem busca renovar as suas energias, estando em contato próximo com a natureza.

É lindo o pôr do sol visto de lá, principalmente em momentos que pilotos de parapente realizam vôos nos finais de semana e feriados, compondo um belo cenário para as fotografias, como essas imagens que fizemos lá de cima.


► Os pilotos Marquinhos (E) e Irala Meneghite (D)

Com altura de 385 metros do solo e 630 metros do nível do mar, o seu acesso se dá pelo bairro da Pinguda, totalizando quatro quilômetros da cidade. Há um pequeno trecho de pavimentação asfaltada e a maioria é de estrada de chão, sendo os locais mais íngremes, composto de blocos de concreto, para facilitar a subida. No alto daquela serra existe uma infraestrutura de estacionamento, banheiros, praça de alimentação, entre outros. De lá, se vê as belas montanhas de Minas Gerais e as cidades do entorno de Leopoldina. É o segundo ponto mais alto do município, sendo o primeiro localizado no distrito de Providência, local conhecido como Alto de Santa Úrsula, com altitude de 712 metros acima do nível do mar.

O Morro do Cruzeiro é frequentado por turistas de diversas regiões do Brasil, principalmente quando Leopoldina sedia eventos de parapente,  esporte em ascensão no município - que conta com dezenas de pilotos experientes do Clube Leopoldinense de Vôo Livre, que ministram cursos para novos adeptos e também realizam vôo duplos para àqueles que desejam curtir uma vista espetacular da cidade.

O próximo evento será entre os dias 07 e 10 de julho, com presença de pilotos de outros estados. No local há muita música e diversão, sendo uma ótima opção de lazer para toda a família.


Os parapentes compõem o belo cenário das montanhas de Minas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »