01/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2016 às 00h00min

CISUM contrata exames e cirurgias de vistas com agência de Juiz de Fora

A medida vai beneficiar os 11 municípios consorciados por 12 meses pelo valor de até R$222.950,00

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes)
A presidente do CISUM, Maria Jucélia Baesso Procaci, prefeita de Santana de Cataguases, assinou contrato com a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra – ACISPES – com sede na Rua Ataliba de Barros, n.º 05, São Mateus, em Juiz de Fora, especializada na realização de exames e procedimentos cirúrgicos de oftalmologia, por um período de 12 meses, para atender a demanda das Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios consorciados, com inexigibilidade de licitação pelo valor estimado de até R$222.950,00. A oficialização do contrato foi feita em publicação ocorrida na edição nº 1758, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 31/05/2016.

O CISUM atende a demanda das Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios consorciados: Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Laranjal, Leopoldina, Itamarati de Minas, Recreio, Santana de Cataguases e Volta Grande.

O que é a Acispes

A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) é uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora (MG). Criada em 1996, ela tem como foco a promoção da saúde, com a realização de consultas e exames de média complexidade.

Em 20 anos de atuação, a Acispes se tornou um dos grandes exemplos do Estado de Minas, que vem fortalecendo as práticas desenvolvidas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS). Um dos pilares da política estadual de saúde, os CIS se tornaram um dos instrumentos mais eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada, por cada município.

Ao mesmo tempo, os consórcios racionalizam o uso de recursos financeiros, humanos, de maquinário e de instalações físicas, assim como viabilizam a criação de centros de especialização, que seriam dispendiosos para atender a apenas um município de pequeno porte. Isso sem contar que o uso descentralizado dos equipamentos evita a concentração do fluxo de pacientes e de recursos do SUS em um único município.

Desde o final de 2008, a Acispes está localizada nas modernas instalações do Centro Intermunicipal de Especialidades em Saúde (CIES). O amplo espaço, na Rua Ataliba de Barros, 05, no bairro São Mateus, em Juiz de Fora, foi adquirido por meio da viabilização de verbas junto à secretaria de Saúde de Minas Gerais e também pela doação de um terreno pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

O projeto representou uma conquista da Acispes, uma modernização da instituição, proporcionando mais conforto, eficiência, dignidade e respeito no atendimento aos usuários. Além de salas confortáveis para a realização de consultas e exames, a sede conta com uma Casa de Apoio, onde estão disponíveis aproximadamente 20 mini-apartamentos. Esses têm como objetivo acomodar acompanhantes e pacientes que estejam em tratamento ambulatorial diário em Juiz de Fora.

Fontes: Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes)
Foto: Divulgação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »