14/06/2016 às 08h26min - Atualizada em 14/06/2016 às 08h26min

Inauguração da ponte Prefeito Wilson Pimentel está marcada para o dia 28 de junho

Ponte recebeu acabamento lateral em formato de arco em lugar dos tradicionais corrimãos

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Obras avançam na Ponte Prefeito Wilson Pimentel
As obras de ampliação da ponte Prefeito Wilson Pimentel, localizada na rua Francisco Andrade Bastos, ficaram mais perto de serem concluídas com  a colocação do acabamento lateral em formato de arco, em lugar dos tradicionais corrimãos, tornando-a diferente de todas as outras pontes existentes em Leopoldina. O acabamento surgiu de uma idéia do prefeito José Roberto de Oliveira e foi confeccionado por profissionais especializados do quadro de pessoal da própria Prefeitura. A movimentação de homens e equipamentos no local tem chamado a atenção das pessoas, que passam por ali durante o dia, muitos comentando sobre a importância da obra em si,  que dará maior fluidez ao trânsito no centro da cidade, e elogiando pelo acabamento que está sendo introduzido dando charme e beleza à ponte além de oferecer segurança aos pedestres. Oficialmente batizada por lei municipal como rua Francisco Andrade Bastos, mas popularmente conhecida como rua da Floresta, a via pública que liga a rua 27 de Abril, no bairro Fábrica, à Praça Félix Martins, no centro da cidade, tem trânsito intenso que era prejudicado devido à largura estreita da ponte existente sobre o córrego Feijão Crú. A inauguração foi marcada para o dia 28 de junho, uma terça-feira, às 19:00 horas. 
 
Um histórico da obra
 
A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou um histórico da obra a partir de relato feito pelo Secretário Municipal de Obras, engenheiro José Márcio Gonçalves Lima. Segundo ele, o primeiro passo para construção da nova ponte foi a vistoria no local, com o objetivo de se fazer um diagnóstico da ponte antiga. Em seguida foi realizado o levantamento topográfico, que possibilitou a elaboração do Projeto e o Orçamento. Após a abertura do Edital para realização do Processo Licitatório, vencido pela empresa Pereira e Camilo, de Muriaé, foram demolidos os balanços da ponte e executada a fundação complementar (fundação dos pegões). Também foi licitada a compra de 4 vigas metálicas, cada uma medindo 15 metros, que foram colocadas sobre os pegões. Os trabalhos avançaram para a fase de colocação da armação do tabuleiro da laje e sua concretagem. No dia 7 de junho teve início a colocação dos arcos laterais na ponte. Um dos últimos detalhes foi a reconstituição dos paralelepípedos e execução das calçadas próximas. Durante as obras algumas alterações se fizeram necessárias no trânsito das imediações da Rua Francisco Andrade Bastos, que foi interrompido devido às obras de alargamento da ponte, importante ligação da Praça Félix Martins até a Avenida Getúlio Vargas e Rua 27 de abril, no bairro Fábrica. A mão dupla de direção também foi adotada na Rua Manoel Lobato durante a realização das obras. O alargamento da ponte fez com que ela passasse a ter a mesma largura da rua, inclusive os passeios.

Ponte Prefeito Wilson Pimentel

O prefeito José Roberto de Oliveira sancionou Lei de autoria do vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, dando o nome de Prefeito Wilson Pimentel à ponte localizada na rua Francisco Andrade Bastos, antiga rua da Floresta. O ato oficial foi aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina e recebeu a sanção do prefeito no dia 3 de fevereiro deste ano passando a ter validade com sua publicação no dia 18 de fevereiro, na edição nº 1688, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros. Segundo pesquisa feita pelo jornal, trata-se da primeira ponte no perímetro urbano a receber um nome oficial. Wilson Pimentel foi o 23º prefeito de Leopoldina. Ele foi eleito na condição de vice de Joaquim Furtado Pinto, tendo assumido a Prefeitura em 1979 governando o município  até 1983.

Fontes: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina, Câmara Municipal de Leopoldina e arquivo do jornal Leopoldinense, com foto de Kalon Moraes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »