15/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 15/06/2016 às 00h00min

14º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia resgata história e valores da comida mineira

Oito restaurantes estarão participando do evento, que será realizado entre os dias 27 e 31 de julho e promoverá shows, oficinas e exposição de artesanato

Fernanda Espíndola(*)
Em Piacatuba pratos ricos em sabor e cheios de histórias.
Há mais de uma década, a temática é constante: a maestria das violas combinada com o autêntico sabor da cozinha mineira. Esses são os ingredientes que compõem o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina e a 322 km de Belo Horizonte. Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga (foto), o Festival chega a sua 14ª edição com patrocínio da Energisa, o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
 
Este ano, oito restaurantes vão oferecer receitas tipicamente mineiras de entrada e prato principal. Os estabelecimentos participantes prepararam menus degustação originais e personalizados especialmente para o evento. Elaborados com no mínimo quatro pratos, todos os menus oferecem entrada e pratos principais.
 
Pelo segundo ano consecutivo, a jovem chef Rafaela Barros estará comandando o Restaurante das Pedras. Natural de Belo Horizonte, Rafaela é formada em Gastronomia e vai apresentar o famoso Jarret de porco ao molho rôti, que é servido com delicioso purê de batata gratinado com queijo minas e decorado com couve frita.
 
No Restaurante Quintal da Malúo Fettuccine ao Molho Alfredo com creme de leite e cheese e escalope de filé mignon é uma das novidades preparadas pelas parceiras Fernanda Fajardo e Malú, reconhecidas como especialistas da boa comida e doceiras de "mão cheia". Já o Espaço  Maria  do Dirceu, localizado nas dependências do Casarão  do Bronze, os anfitriões Luciana e João se preparam para receber amigos e visitantes com pratos especiais, como o Trem Bão e a Lingüiça metida a besta, além do tradicional Escondidinho.
 
Especialista em cozinha mineira, Rosilene Dias Albano Rodrigues mostrará suas habilidades no Restaurante Bê-a-Bá da Terezinha, apresentando, além dos já conhecidos Filé de Tilápia à Delicata e Filé Rei do Gado, um dos pratos preferidos dos mineiros: o tradicional frango caipira ao molho pardo.
 
Participando do Festival pelo quarto ano consecutivo do Festival, o chef Eduardo Ferreira mais uma vez estará à frente do Quintal Texas Club, que apresenta um cardápio diversificado, incluindo carnes especiais, preparadas a baixas temperaturas e sobre o calor indireto em um defumador especial. Destaque para o Chorizo grelhado e as Costelas suínas semi-defumadas,  assadas e caramelizadas com barbecue artesanal.
 
Para os apaixonados pelo tradicional torresmo mineiro, a boa pedida é o Restaurante Ò Pai, Ó. Liderado por Alceir de Andrade Silva (foto), conhecido como "Piriquito", o restaurante preparou um cardápio com vários quitutes, incluindo o famoso Rocambole de Torresmo e a Conchinha de Jiló recheada com linguiça. Nesta edição, ocupará as dependências do Restaurante Bom Gosto, numa parceria com seus proprietários.

Restaurante Gerais de Minas, além de ter a famosa cozinheira Marisa, que sabe como poucos manter o delicioso sabor da comida mineira, preserva a tradição de alguns pratos como a Costelinha com ora pro nobis e o famoso Mexidão, servido no final da noite, em um ambiente agradável e de boa música.
 
Estreante no Festival Gastronômico, o Mondo Japa e Grill é o único restaurante participante do Festival que não servirá comida mineira. Especializado na culinária japonesa, será comandado pelo sushiman Hebert Camarinha, de Juiz de Fora. Reconhecido como um especialista em combinar a culinária oriental com os sabores tropicais, dando um toque original aos pratos, Camarinha trabalha no Mondo Japa e Grill, aberto esse ano no Hotel Minas Tower, em Leopoldina, sob a consultoria do renomado chef Marcus Arreguy, de Vitória.
 
Há mais de uma década, a temática é constante: a maestria das violas combinada com o autêntico sabor da cozinha mineira. Esses são os ingredientes que compõem o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina e a 322 km de Belo Horizonte. Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival chega a sua 14ª edição com patrocínio da Energisa, o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
 
Serviço
Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
Data: 
de 27 a 31 de julho
Restaurantes participantes: Restaurante das Pedras, Quintal da Malú, Espaço Maria do Dirceu, Bê-a-Bá da Terezinha, Quintal Texas Club, Ó Pai, Ó, Gerais de Minas e Mondo Japa e Grill.
Site: WWW.festivaldepiacatuba.com.br
 
(*)Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola
Te: (32)98848-2957
[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »