17/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 17/06/2016 às 00h00min

Posto de Coleta do Hemominas de Leopoldina passa a atender em dois dias na semana

“A partir do dia 23 de junho estaremos funcionando às quintas e sextas-feiras”, revela a secretária Lúcia Gama.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Em plena crise no estoque de sangue, o município de Leopoldina, solicitou a expansão do PACE-Hemominas, tido como um dos melhores e bem sucedidos pontos de coleta do Hemominas. A solicitação formal feita pelo prefeito José Roberto de Oliveira, via Deputado Antônio Jorge e representado pela secretária municipal de saúde, Lucia Gama e a coordenadora do Pace-Hemominas Leopoldina, Drª Natália França Bedim, em reunião na Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, foi recebida com satisfação pela presidente da Fundação Drª Júnia Guimarães Mourão Cioffi e pelo diretor-técnico científico Dr. Fernando Basques.


► Em reunião com Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, Antônio Jorge reivindicou a expansão da unidade de coleta de sangue de Leopoldina.

“Pelo intenso trabalho de captação que já vem sendo realizado pela equipe do PACE-Hemominas de Leopoldina, pudemos colher mais esse fruto para nosso município e região”, exultou a secretária Lúcia Gama ao jornal Leopoldinense, complementando:
 
“E no dia 25 estaremos realizando uma grande mobilização e passeata seguida de carreata, com a participação de todo nosso serviço de saúde, rede de ensino municipal, estadual e particular, setores da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, policias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Conservatório de Música, APAE, Clubes de Serviço, hospital, motociclistas, ciclistas, segmentos religiosos: evangélico, católico, umbandista e espírita. Ou seja, toda a comunidade aderiu a este movimento. Ser solidário é muito gratificante”, finalizou.
 
Natália Bedim comentou que o Pace Leopoldina superou as expectativas dos gestores do Hemominas em Belo Horizonte e Juiz de Fora. Ela ressaltou a importância da conscientização sobre a doação de sangue num momento em que os estoques estão baixos em todo o Brasil. A partir do daí 23 de junho, o Posto de Coleta do Hemominas em Leopoldina passará a funcionar todas as quintas e sexta-feiras, de 08:00 às 16:00 horas.





Para doar sangue, é necessário:

-Ter e estar com boas condições de saúde.

-Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

-Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma registrada reconhecida em cartório.

-Pesar mais de 50 kg.

-Ter dormido bem na noite anterior à doação.

-Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

-Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses.

-Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

-Se for doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, de um intervalo de 2 horas.
 
Da Redação com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »