19/06/2016 às 09h45min - Atualizada em 19/06/2016 às 09h45min

Atraso na poda de árvores urbanas causa transtornos, mas soluções existem

Luciano Baía Meneghite
Árvores há dois anos sem poda escondem luminárias na Cohab Velha deixando ruas em total escuridão.(Foto|:Luciano Baía Meneghite)
Lembro-me que quando eu era pequeno, a poda das árvores urbanas de Leopoldina era realizada anualmente pelos próprios funcionários da prefeitura. Entre eles nossos vizinhos Sr. Jair e José Caetano “Zé Boa Sorte”. Praticamente não havia reclamações pelo atraso na realização do serviço.

Com o surgimento de novos bairros, consequentemente aumentou o número de árvores. Com a aposentadoria dos antigos podadores, nos últimos anos a prefeitura optou pela contratação de empreiteiras para realização do serviço. Além de sair mais caro, o resultado na maioria das vezes foi motivo de muitas críticas da população. Poda ora muito radical ou em época de choca de pássaros.


Quando bem cuidados os oitizeiros se transformam em cartão postal de Leopoldina.

Os oitis ou oitizeiros, que antes eram um cartão postal de Leopoldina, motivo de elogios de visitantes passaram a ser um problema. Crescendo desordenadamente, se enroscando nas fiações elétricas, invadindo casas, atrapalhando a circulação de pedestres e veículos em muitos pontos. Este ano a prefeitura colocou dois funcionários podando apenas a parte de baixo das árvores em alguns pontos mais críticos, mas isso não resolve o problema. Alguns moradores, por conta própria tem feito a poda e na maioria dos casos o que tem se visto é a mutilação das árvores.

  

Moradores estão fazendo a poda por conta própria    Máquina podadora agilizaria serviço em Leopoldina

 A solução seria o treinamento adequado de um número maior de funcionários municipais para a realização do serviço. Uma sugestão do nosso leitor, Joaquim Pacheco “Quinzinho” seria a aquisição pela prefeitura de máquinas podadoras que custam em torno de mil reais. Agilizariam muito o serviço, além de sacrificar menos fisicamente os funcionários que hoje utilizam apenas foice.

 Como podar árvores

 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »