22/06/2016 às 08h00min - Atualizada em 22/06/2016 às 08h00min

Câmara aprova Medalha do Mérito Leopoldinense para Elza Gama Peres

De temperamento alegre, ela faz questão de realizar festas, para ajudar com alegria.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Por iniciativa do vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel (foto), a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade a outorga da Medalha do Mérito Leopoldinense à Senhora Elza Gama Peres, presidente da APIL-Associação das Pioneiras de Leopoldina, entidade mantenedora da Feira Regional de Artesanato e Feira da Paz, entre outros eventos beneficentes em Leopoldina, em virtude dos relevantes serviços prestados ao Município de Leopoldina.

O ato oficial, que ganhou a identificação de Resolução nº 188, de 15 de junho de 2016, foi publicado na edição nº 1770, de 16 de junho de 2016, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, quando entrou em vigor. Em sua justificativa ao projeto apresentado à Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Pimentel traçou um perfil da homenageada:

Quem é Elza Gama Peres

Elza Gama Peres nasceu em Leopoldina, em 22/10/1932, filha de Francisco Gama de Oliveira e Carlota Mendonça Gama. Estudou no então Grupo Escolar Ribeiro Junqueira, onde cursou as 4 primeiras séries e depois foi para o Colégio Imaculada até o Magistério. Desde muito jovem, Elza dedicava seu tempo a causas em que ela acreditava. Foi devotada catequista. Casou-se com o saudoso Dermeval Resende Peres e tem 3 filhos: Rogério,Maria Célia e Fernando. O empenho na criação das crianças ainda lhe deu mais fôlego para minimizar o sofrimento dos que lutam com mais dificuldade. Foi participante ativa do MAS-Movimento de Assistência Social  - em parceria com a Diocese de Leopoldina.Empenhou-se com  todo afinco para trazer o Movimento das Pioneiras Sociais. Conseguiu seu intuito e as mulheres leopoldinenses há muito tempo podem fazer gratuitamente excelentes exames na prevenção do câncer.
 
A criação da Feira da Paz
 
Elza Peres teve a ideia de realizar uma Feira das Nações em Leopoldina. Dra.Beatriz Freire, primeira dama na época, encampou o projeto e criaram a FEIRA DA PAZ, de comidas típicas, shows e artesanatos, já na 28ª  realização, envolvendo toda a comunidade e inteiramente beneficente. Presidente da APIL - Associação das Pioneiras de Leopoldina, Elza Peres, de temperamento alegre, faz questão de realizar festas, para ajudar com alegria. Foi presidente da Creche do Lactário e da Creche Rosa Mística. Nesta iniciou a construção, instalação e funcionamento. Instituiu a NOITE DE LUZ, uma mostra de mesas de Natal, evento belíssimo no calendário festivo da cidade. Tudo em prol do bem estar e saúde dos semelhantes. A APIL reparte seus recursos entre o Asilo Santo Antônio, à APAE, à Casa de Caridade Leopoldinense, ao grupo Levanta de Novo e a quantos, de forma especial, precisam da entidade.E Elza Peres sempre diz que quer mais e mais, porque são muitos a ajudar.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »