22/06/2016 às 09h50min - Atualizada em 22/06/2016 às 09h50min

Usina de Reciclagem de Recreio está desativada há um ano

Construída por empresa privada com recursos do BNDES que consumiram R$641 mil, unidade foi fechada pela prefeitura

A Usina de Reciclagem de Recreio funcionou até 2015 e tem capacidade para reciclar resíduos para população de até 20 mil habitantes.
A Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio - UTC - construída no distrito de Conceição da Boa Vista em 2012, com investimento de R$ 641 mil realizados pela empresa Brookfield Energia Renovável através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, completa em julho um ano que está desativada por iniciativa da Prefeitura.
 
Na época a Prefeitura divulgou uma nota oficial informando que o motivo do encerramento das atividades seria denúncias feitas ao Ministério Público de Minas Gerais sobre o sistema operacional. A administração, então, seguiu orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e decidiu interromper as atividades da usina. 
 
Atualmente, os resíduos sólidos - lixo urbano - que eram reciclados em Conceição da Boa Vista, estão sendo encaminhados ao aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116. A UTC de Recreio foi erguida para atender uma população de até 20 mil habitantes, ou seja, pode reciclar resíduos de outras cidades, o que nunca aconteceu. 
 
A usina funcionou de fevereiro de 2012 até junho de 2015, em certos momentos sendo gerida por empresas contratadas e em outros pela administração municipal. Quando encerrou as atividades a UTC contava com onze funcionários que na ocasião foram realocados para outras funções, conforme divulgou a Prefeitura.
 
Fonte e Foto: Leonardo Ribeiro/Site Pólis
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »