22/06/2016 às 19h38min - Atualizada em 22/06/2016 às 19h38min

Em discussão a criação dos núcleos de pesquisa e estudos africanos e afro-brasileiros

E.E. Marco Aurélio Monteiro de Barros, localizada no distrito de Providência, será um dos pólos

Adilson Ramos, Rosani Brito, Mauro Senra, Iara Viana (Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino), Eloisa Portugal, Gustavo Teixeira, Rita Nunes e Iris Meirelles.
Nos dias 20 e 21 de junho, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais realizou em Belo Horizonte a Roda de Conversa Afroconsciência. O evento teve o objetivo de promover o diálogo entre os diversos atores do cenário educacional e potencializar o desenvolvimento intelectual, social e acadêmico dos jovens do Ensino Médio das Escolas Estaduais.

A implantação de uma ação política inovadora no cenário nacional está sendo  construída a partir dos documentos internacionais de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo  fortalecendo a efetiva implementação das Leis nº 10.639/03 e  nº 11.645/08 . Tais ações encontram-se em consonância com programas de atividades da Década Internacional de Povos Afrodescendentes, Resolução ONU nº68/237 e dialoga também  com as perspectivas  de trabalhos sinalizadas pelo Sistema Nacional de Promoção  da Igualdade Racial - SINAPIR.

A formação dos Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos e Afro-brasileiros e da Diáspora – NUPPEAAS/MG, na circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, acontecerá nos polos: E.E. Marco Aurélio Monteiro de Barros/Providência, E.E. Santa Rita/Além Paraíba, E.E. Manuel Inácio Peixoto/Cataguases. Estas escolas serão espaços de reflexão, pesquisa e produção científica, cultural e artística com enfoque na história, ciência, tecnologia, filosofia e trajetória político-social dos africanos em diáspora e cultura afro-brasileira que contribuirão para a resignificação da trajetória escolar dos estudantes das 24 escolas do Ensino Médio.
 
Fonte: Iris Meirelles - Analista Educacional - SRE Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »