30/06/2016 às 15h52min - Atualizada em 30/06/2016 às 15h52min

Prefeito José Roberto recebe microônibus do Governo do Estado em BH

Leopoldina foi incluída na lista de cidades beneficiadas a pedido do vereador Paulo Sérgio Celestino de Oliveira.

Fonte: Agência Minas
O governador Fernando Pimentel durante cerimônia no Expominas
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quinta-feira (30/6), em cerimônia no Expominas, em Belo Horizonte, 347 veículos para atender ações das secretarias de Estado de Educação e da Saúde em 295 municípios de todo o Estado, entre eles Leopoldina que recebeu um microônibus escolar. O município foi incluído na lista de beneficiados a pedido do vereador Paulo Sérgio Celestino de Oliveira.
O vereador Paulo Celestino com o prefeito José Roberto junto ao ônibus.
A melhoria da assistência à saúde e do transporte escolar nos municípios é uma das demandas apresentadas pela população durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento.

Fernando Pimentel ressaltou a importância desse tipo de entrega para um estado tão extenso quanto Minas Gerais. “Isso é um instrumento essencial da boa governança dos municípios de Minas Gerais. Temos 585 mil km². Se nós dividirmos pelo número de municípios, que são 853, vamos achar uma média de 660 km² por município de área territorial. Esse número é o dobro da área de Belo Horizonte. Portanto, na média, nós já teríamos municípios de grande extensão territorial, mas ela é enganosa, porque ela oculta os extremos, com municípios extensos com pouca gente”, explicou o governador.

“Para administrar isso, temos de ter equipamentos de transporte, buscar o menino na roça para trazer para a escola. Temos que ter ambulância para pegar o cidadão daquela cidade de três mil, quatro mil habitantes e que não tem um hospital, e deslocá-lo para um centro maior. Então, quando nós fazemos esse tipo de entrega, não é demagogia, não é uma perfumaria que o governo faz para enfeitar o ambiente”, completou Pimentel.

Números

Para o transporte escolar, foram entregues 166 micro-ônibus para 160 municípios, com investimento de R$ 27,72 milhões. Com a entrega desta quinta-feira, chega a 400 o número de veículos entregues pelo governo do Estado a 372 prefeituras somente nas últimas duas semanas. Para a aquisição destes 400 veículos, foram investidos R$ 58,4 milhões com recursos do Estado, por meio de emendas parlamentares.  

“É uma alegria muito grande que, apesar de toda a dificuldade financeira e orçamentária do Estado, estamos conseguindo cumprir o objetivo de ajudar os municípios a proporcionarem um serviço público de boa qualidade para o cidadão e cidadão de Minas Gerais “, finalizou Pimentel.

Educação

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, afirmou que o objetivo do governo é que o aluno da rede estadual permaneça na escola, independentemente do local onde ele more. “O critério para escolher o município foi a dimensão geográfica do município e também a densidade populacional de estudantes. Consideramos aqueles municípios que têm maior região e que têm maior número de escolas no campo e estudantes que moram mais distante. A questão fundamental é garantir a permanência no aluno na escola, para que ele possa ter seu direito à educação garantido”, afirmou. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »