03/07/2016 às 18h23min - Atualizada em 03/07/2016 às 18h23min

Exposição de Leopoldina é a segunda mais antiga do Brasil

Evento está em sua 80ª edição e foi aberto oficialmente neste domingo (03/07). Confira a programação que terá oito dias com portões abertos.

TEXTO E FOTOS JOÃO GABRIEL B. MENEGHITE
O presidente da Coopleste Marcos Junqueira Reis
Está aberta oficialmente a 80ª Exposição Agropecuária de Leopoldina. A solenidade de inauguração ocorreu no final da manhã deste domingo (03/07), no Parque José Ribeiro dos Reis, em Leopoldina. Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Agricultura João Cruz, vereadores do Legislativo Leopoldinense, secretários do Poder Executivo Municipal, produtores rurais e representantes de diversas entidades ligadas ao campo.
Hasteamento das bandeiras: Brasil – Marcos Junqueira Reis (Presidente da Coopleste); Minas Gerais – João Cruz (Secretário de Estado de Agricultura); e a bandeira do município por Ivan Martins Nogueira (Presidente da Câmara Municipal). 

Bênção do Monsenhor Antônio Chamel
O Secretário de Estado de Agricultura João Cruz, destacou a capacidade dos diretores e todos os associados, em organizar um evento deste porte num momento de crise. Cruz, que também é associado da Coopleste, disse ter um carinho pelo evento, pois, desde criança, vêm à Leopoldina com os pais para visitar a exposição. "Hoje estou aqui novamente com toda a família", comentou. O Secretário de Estado disse estar feliz com uma indicação da Câmara Municipal para se tornar Cidadão Honorário de Leopoldina. Ele também comentou sobre uma proposta vinda do produtor Paulo Cruz Martins Junqueira sobre a discussão de questões tributárias que podem alavancar o setor agropecuário.
Secretario de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais João Cruz Reis Filho
O presidente da Coopleste Marcos Almeida Junqueira Reis comentou a respeito da importância deste setor em Leopoldina, citando o recente relatório apresentado pela Emater e Conselho Municipal de Agricultura sobre o impacto do setor na economia local. Ele disse ainda que a Exposição têm de ser convidativa à população, divulgando a excelência do agronegócio, da agricultura familiar e de todos os outros fatores que mostram que o setor é referência para o município. "A exposição é o momento em que a população passa a conhecer o que está sendo desenvolvido no campo. Recentemente, fui ao Megaleite, considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, e só se ouvia o locutor falar ao microfone o nome de Leopoldina. Temos também a genética do girolando, trabalho referência em todo o Brasil desenvolvido em nossa cidade pela Fazenda do Basa , ou seja, levamos o nome da cidade para cada canto no Brasil ", destacou.  
 
Marcos Junqueira entregando uma placa de homenagem aos Familiares de Quirino Ribeiro dos Reis 
Durante a solenidade, foi entregue aos familiares de Quirino Ribeiro dos Reis (In-memorian) uma placa, que homenageou o antigo cooperado e criador de gado holandês. Também foi aberto um memorial da Exposição Agropecuária de Leopoldina, que mostra objetos, fotografias, troféus, entre outras recordações de antigas exposições.

A filha de José Nelson Reis Junqueira emprestou o troféu de campeão leiteiro da 25º Exposição para o memorial. Na foto ela está ao lado do marido Fernando Miranda Vargas, diretor da E.E.Professor Botelho Reis (Ginásio).
Já na parte da tarde, em comemoração aos 17 anos de fundação da Banda Musical Princesa Leopoldina, 9 corporações musicais de várias cidades da região como Além Paraíba, Guidoval, Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá se reuniram para um concerto para comemorar o aniversário.
Bandas de toda região vieram comemorar o aniversário de 17 anos da Banda Musical Princesa Leopoldina.
 
A Exposição de Leopoldina
 
Em 1907 foi realizada uma feira agropecuária em Leopoldina. Já em 1936, um grupo de agricultores decide criar a 1º Exposição Agropecuária no município de Leopoldina. Administrada pela Coopleste - Cooperativa Agropecuária da Região Leste de Minas Gerais, o evento reúne agropecuaristas de todo país, além de uma diversidade cultural e de entretenimento.


É considerada a segunda exposição agropecuária mais antiga do país e divulga as potencialidades do setor agropecuário de Leopoldina, que tem cerca de 1418 propriedades rurais e injeta mais de 111.000.000,00 (cento e onze milhões de reais) anualmente, nas diversas atividades desenvolvidas, tais como pecuária leiteira e de corte, horticultura, caprinocultura de leite, suinocultura, avicultura, plantio de eucalipto, seringueira, café, milho, entre outros.
 
Programação


Eventos centrais

60ª Exposição Agropecuária e Industrial;
37ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador;
80° Concurso Leiteiro - Holandês e Girolando - O mais antigo de Minas Gerais;
5° Concurso Leiteiro  -Guzerá e Gir;
15ª EXPHOMARJ - Gado Holandês;
8ª Mostra de Gado Girolando;
3ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando;
12ª Exposição e Concurso Leiteiro de Caprinos;
5ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas;
2° Leilão EXPOLEO.

Programação técnica - eventos centrais

Chegada dos animais no Parque de Exposição (Conforme cronograma);
Solenidade de Abertura;
Julgamento de Bovinos Holandeses;
Julgamento de Bovinos Girolando;
Julgamento de Equinos Mangalarga Marchador;
Concurso Leiteiro Bovinos;
Escolha dos melhores criadores, expositores e tratadores;
Desfile dos campeões com premiação;
Seminários e palestras.

Eventos paralelos

Encontro de negócios: animais/sementes/máquinas e implementos agrícolas/produtos veterinários/rações/veículos/caminhões e motos; Feira de Artesanato; I Circuito Coopleste de Marcha-Etapa Expoleo.Feira da Agricultura familiar com exposição de produtos regionais; Exposição e comercialização de pequenos animais: peixes/aves/roedores/abelhas.

Diversão e entretenimento

CRONOGRAMA OFICIAL EXPOLEO 2016:

Domingo - 03/07
11h - Abertura Oficial e Santa Missa;
13h - Encontro de Bandas com Princesa Leopoldina;
19h - Desfile Teen;
20h - Desfile Miss EXPOLEO 2016;
Show Thaylis e banda.

Segunda - 04/07
18h30 - Show Gospel com 4 bandas, 1 apresentação de dança;
20h30 - FestCem - Clube da Esquina.

Terça - 05/07
20h - FestViola e Hermes Luiz e Viola.

Quarta - 06/07
19h30 - Show de Calouros;
Fato Consumado.

Quinta - 07/07
8h às 18h - Julgamento Cavalo Mangalarga Marchador;
Banda UTI;
Só Parênt.

Sexta - 08/07
8h às 18h - Julgamento Cavalo Mangalarga Marchador;
14h às 18h - Julgamento raça Girolando;
DJ Pedro Condé;
Luan Severo;
Júnior e Gustavo.

Sábado - 09/07
8h às 18h - Julgamento Cavalo Mangalarga Marchador;
8h às 12h - Julgamento raça Holandesa;
14h às 17h - Feira de Gado Leiteiro;
DJ Pedro Condé;
Ira.

Domingo -10/07
12h às 18h - I Circuito Coopleste de Marcha;
Ramon e Rozado;
Papo 10.
 
 
CONFIRA GALERIA DE FOTOS ABAIXO.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »