05/07/2016 às 12h07min - Atualizada em 05/07/2016 às 12h07min

Maestro Paulo Roberto se despede da Princesa Leopoldina

Ele foi aprovado em concurso para habilitação de oficiais da PMMG

Edição: Luiz Otávio Meneghite com foto de João Gabriel Baia Meneghite
A BMPL sob a regência do Maestro Paulo Roberto Cruz Gomes (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
O Maestro Paulo Roberto Cruz Gomes, regente da Banda Musica Princesa Leopoldina, enviou comunicado ao jornal Leopoldinense em tom de despedida, informando a sua aprovação no Concurso para Habilitação de Oficiais da PMMG.

“No dia 18/07 começará o meu curso. Quero agradecer ao jornal Leopoldinense, pois desde a minha chegada como Maestro da Banda Musical Princesa Leopoldina, vocês, através do seu conceituado jornal foram um grande parceiro nosso. O jornal Leopoldinense contribuiu grandemente para divulgação dos nossos eventos, agradecemos a confiança, atenção e carinho que sempre teve conosco e em especial a mim. Vocês fazem um grande trabalho em prol da difusão cultural da nossa Banda na cidade de Leopoldina e toda nossa região. Na esperança de sempre poder contar com vosso apoio, agradeço e me coloco à vossa inteira disposição”, disse transparecendo emoção.

Paulo Roberto Cruz Gomes

Paulo Roberto Cruz Gomes nasceu em Leopoldina no dia 04 de Julho de 1975. Filho mais velho dos três de Maria das Graças Cruz Gomes e José de Fátima Gomes, uma família simples. Desde bem novo começou a trabalhar e contribuir para o orçamento familiar. Aos 11 anos ingressou se na Guarda Mirim Leopoldinense, onde permaneceu até a idade limite de 16 anos, indo trabalhar como auxiliar de lapidação na Cindam Comércio e Exportação de Diamantes.

Em outubro de 1994 ingressou se como Soldado da Polícia Militar de Minas Gerais. Fez o Curso de Formação de Cabos em 1997 e Curso Especial de Formação de Sargentos no ano de 2004. Promovido a 2º Sargento em 2009, e no ano de 2012 fez o Curso de Atualização em Segurança Pública, no qual recebeu a Medalha de Mérito Intelectual pela primeira colocação no curso. Agora foi aprovado no Curso de Habilitação de Oficiais/ Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública.

Na Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Ubá, onde exerce sua carreira desde 1995, junto com como os militares daquela conceituada Corporação Musical, desenvolveu o Projeto Tocar, Cantar e Brincar na Paz, onde eram lecionadas aulas de flauta doce e percepção musical para crianças de bairros carentes.

O projeto deu frutos, e quatro dessas crianças e uma mãe que as acompanhava hoje fazem parte da Banda 22 de Maio de Ubá e da Banda de Guidoval, as quais estiveram presentes no Encontro de Bandas de Leopoldina, realizado no último dia 03 de julho, no Parque de Exposições de Leopoldina.

No presente ano, juntamente com os músicos militares e com total apoio do seu Comandante, idealizou no 21º BPM o Projeto Banda na Escola, que tem como principal objeto levar civismo e segurança pública aos alunos das escolas da cidade de Ubá.
O Projeto "Música é Vida", foi idealizado com objetivo de humanização do ambiente hospitalar e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Um trio de músicos faz apresentações nos hospitais, clínicas e asilos alegrando alma e os corações dos pacientes e seus acompanhantes.

Em Leopoldina formou-se Técnico em Flauta Transversa no ano de 2002, tendo exercido o magistério no ano de 2003. Em 2004 iniciou se como músico e professor de flauta da Banda Musical Princesa Leopoldina. Foi auxiliar de regência e logo depois assumiu a regência da BMPL, permanecendo até a presente data.  Realizou inúmeras apresentações e concertos musicais em Leopoldina e região.

Na oportunidade, o Maestro Paulo Roberto agradece a todos familiares, amigos, patrocinadores e autoridades que contribuíram grandemente para o sucesso da Banda Musical Princesa Leopoldina, citando uma frase de Platão:

"A música é um meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm a sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação." 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »