01/08/2016 às 08h09min - Atualizada em 01/08/2016 às 08h09min

SINE tem novo endereço e Leopoldina novo sistema de emissão de CTPS

Secretaria de Desenvolvimento enviou servidor a Belo Horizonte para receber treinamento e implantação do sistema começa na 1ª quinzena de agosto

Edição: Luiz Otávio Meneghite
O novo endereço do SINE é avenida Getúlio Vargas nº 796
Já está funcionando na avenida Getulio Vargas nº 796, o Posto do SINE de Leopoldina, que anteriormente compartilhava dependências com o UAITEC na rua 27 de Abril, esquina com Francisco Andrade Bastos, no prédio pertencente à APA Confecções S/A. O novo endereço, onde funcionou durante muitos anos a Delegacia Regional de Polícia Civil, passou por ampla reforma, obedecendo aos padrões recomendados pela SEDESE e foi inaugurado no final do mês de junho, em solenidade à qual compareceram autoridades municipais e representantes de categorias sociais de patrões e empregados, além de diversos empresários. Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Valter Carlos Gonçalves de Matos, “a nova sede do SINE oferece melhores condições de acesso para população, por que está localizada na principal avenida da cidade, por onde circulam todas as linhas de ônibus urbanos atendendo a todos os bairros”, observa o Secretário, complementando que “internamente o novo endereço também oferece mais conforto para os funcionários e para o público atendido”.

O que é o SINE

O Sistema Nacional de Emprego - SINE é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro-Desemprego.Os recursos financeiros mantenedores do SINE são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT e repassados aos estados e municípios através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos do FAT são investidos na formulação e implementação de políticas com foco central na promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador. Em Minas Gerais, o SINE é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, que disponibiliza gratuitamente os seguintes serviços: intermediação de mão de obra; orientação profissional; seguro-desemprego; qualificação social e profissional; fomento à economia popular solidária; homologações de rescisões contratuais de trabalho, pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho e emissão de carteiras de trabalho.

Emissão de CTPS em Leopoldina agora é no Sistema Web 3.0

O serviço de emissão de CTPS em Leopoldina é fruto de convênio entre a Prefeitura e o M.T.E., mas funciona agregado ao SINE Leopoldina. Desde Agosto de 2011 a forma de solicitação de CTPS em Leopoldina, era feita através do sistema CTPS Offline 2.4.5 onde os solicitantes precisam levar os documentos, para que fosse preenchido um protocolo de abertura do pedido, capturar a foto digital e assinatura na hora, que eram gravadas no sistema para posterior envio. Como o sistema era offline, os arquivos gerados precisavam ser gravados e enviados via pendrive até a Regional de Juiz de Fora para que as CTPS fossem geradas. Este processo era um pouco demorado, porque existem "filas" organizadas por cidades que são atendidas por Juiz de Fora e as carteiras ficavam prontas de 20 a 30 dias da solicitação.
 
O Ministério do Trabalho e Emprego agora quer implementar o seu sistema online para este tipo de serviço, denominado CTPS Web 3.0, em todo o território nacional. Por isso, em todas as capitais estão ocorrendo treinamentos para que os procedimentos deste serviço seja padronizado à nível Brasil. A partir de agora, ao finalizar o atendimento ao trabalhador/solicitante o servidor credenciado já enviará os dados e arquivos para o banco de dados nacional e a CTPS já ficará no status de aguardando confecção na fábrica (Juiz de Fora no caso de Leopoldina), agilizando e muito a entrega das carteiras.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina enviou o servidor Juliano Souza Lacerda, para receber o treinamento em Belo Horizonte, de onde ele já retornou com a renovação do seu credenciamento para operar no novo sistema. Isso faz parte do convênio assinado de cooperação técnica entre a prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Juliano informou ao jornal Leopoldinense, que toda a implementação passa por um processo de ajustes e aferições, o que pode resultar de início, em poucos atendimentos por dia, até que o sistema esteja completamente implantado, o que deve ocorrer durante o mês de agosto.

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »