16/08/2016 às 15h42min - Atualizada em 16/08/2016 às 15h42min

Trabalhadores rurais de Tebas celebraram pela 68ª tradicional Missa do Lavrador

Presidida pela primeira vez em 1948 pelo Padre Boanerges de Souza, a Missa do Lavrador surgiu como uma forma de amenizar os efeitos negativos da seca

Carlos Odilon Kalon Moraes
Com o objetivo de rogar a Deus por chuvas regulares para conter a grave seca que castigava aquela região, afetando seu povo tanto social, como economicamente. Alguns lavradores tiveram a feliz idéia de “encomendar” esta Missa.

Presidida pela primeira vez em 1948 pelo Padre Boanerges de Souza, a Missa do Lavrador surgiu como uma forma de amenizar os efeitos negativos da seca. Foi quando todos sentindo o solo abrasado sem piedade por uma terrível seca, rogaram a Deus por chuva para matar a sede dos animais, das plantas e do campo em geral.

Esse foi o momento em que a Fé e a Devoção dos senhores João Pedreiro, João Leal e Nicanor Brugger deram início ao que vem se repetindo por gerações, nesses últimos 68 anos.

Assim nasceu a tradicional Missa do Lavrador no Distrito de Tebas, atraindo gente de várias cidades e estados brasileiros e a cada ano, se consolidando como “marco” da história, da cultura, da Fé e Devoção de um povo.

Depois de sua primeira celebração, a Missa do Lavrador, ficou sob a organização do Sr. Ubirajara Tambasco Guimarães, em seguida com o Sr. Olívio Vieira e desde 1994, sob a organização do incansável Odésio Evangelista – Dedé.

Mais uma Missa do Lavrador realizada com muita Fé e participação maciça da Comunidade Rural na Paróquia Santo Antônio, sob a celebração do Padre Paulo Roberto Gomes-msc, que com muita sabedoria, deixou uma mensagem de otimismo a essa classe trabalhadora.

Registramos também a presença de lideranças de Entidades de Classe como: Cooperativas LAC e Leste, Sindicato Rural, Lions e Rotary Club, entre outras.

Parabéns a todos pela realização dessa abençoada Missa, aos Grupos de Terços dos Homens, sob a liderança do Kiko Louzada, abrilhantaram ainda mais a missa. Parabéns a todos e até ano que vem, com a graça de Deus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »