Para isso, selecionará empresas dos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais, que atuem no setor de vestuário, calçados ou acessórios. Os interessados podem se inscrever pelo endereço http://bit.ly/2bD86La.
As empresas escolhidas terão a oportunidade de comercializar seus produtos em espaços coletivos da Codemig na 19ª edição do Minas Trend, que será realizada de 4 a 7 de outubro deste ano, no Expominas Belo Horizonte, para apresentar as tendências para o outono/inverno de 2017.
O evento, que atrai compradores renomados do país e do exterior, é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e conta com a parceria da Codemig. A seleção será feita por uma equipe curatorial formada por profissionais do setor.
Os participantes dos estandes coletivos do estado também irão concorrer à 3ª edição do Prêmio Empresa Tendência, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores da indústria da moda.
Considerado o principal salão de negócios da indústria da moda no Brasil, o Minas Trend incentiva o desenvolvimento dos setores que compõem a cadeia produtiva, integrando criatividade à produção e inovação pelo conhecimento, além de introduzir design e novas tecnologias em segmentos industriais de expressiva representatividade na economia. Também cria oportunidade para que marcas locais exibam seus produtos num espaço privilegiado de projeção e consolidação.
Apoio da Codemig em edições anteriores
No Minas Trend de abril de 2015, a Codemig havia promovido a primeira edição do Prêmio Empresa Tendência, a fim de estimular a produção dos pequenos empreendedores da moda no estado. As inscrições foram abertas para empresas do interior de Minas Gerais, nas categorias de vestuário, bolsas, calçados e joias/bijuterias, que participaram como expositores do evento.
Os vencedores do Prêmio foram: Roberta Brandão (Juiz de Fora), na categoria Vestuário; e Simone Salles (Lagoa Santa), na categoria Joias e Bijuterias. Elas foram contempladas com estande gratuito na edição seguinte do Minas Trend, em outubro de 2015, incluindo montagem básica. As inscrições para a premiação foram abertas para empresas do interior de Minas Gerais, avaliadas durante o evento por jornalistas de moda especialmente convidadas — Gloria Kalil, Lilian Pacce e Consuelo Blocker, filha de Costanza Pascolato.
Durante o 17º Minas Trend, em outubro, a Codemig anunciou um novo edital de fomento: o Prêmio Empresa Tendência. Após sua primeira edição ter sido realizada em abril, a segunda veio com novidades: a premiação passou a ser oferecida por meio do edital de seleção pública, lançado naquele mês.
A iniciativa, promovida em parceria com a Fiemg, estimulou a indústria da confecção, calçados, bolsas e acessórios em geral. Além disso, valorizou a excelência na gestão, o empreendedorismo e a inovação nos processos produtivos do setor, proporcionando aumento da competitividade dos produtores mineiros nos mercados nacional e internacional. Uma nova edição do prêmio anual deve ser lançada no segundo semestre deste ano pela Codemig.
No 18º encontro, entre os dias 4 e 7 de abril deste ano, a Codemig fomentou o Salão de Negócios da edição Primavera Verão. Centenas de compradores e expositores fizeram parte da iniciativa. O alvo da Codemig nessa ação foi promover a integração regional do Estado. O apoio ao Minas Trend integra as ações do Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa.
Minas de Todas as Artes e setor da moda
O fomento da Codemig à moda integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas de valorização dos setores de moda, gastronomia, audiovisual, design, música e novas mídias.
A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários.
A cadeia produtiva da moda oferece importante contribuição à economia do estado. Em 2013, gerou riquezas no valor de R$ 3,3 bilhões. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Codemig à Fundação João Pinheiro. O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação e a moda impulsiona a economia de 135 municípios de Minas, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.