27/08/2016 às 09h35min - Atualizada em 27/08/2016 às 09h35min

Fazendas do Basa participa de debates na 64ª Expofeira de Juiz de Fora

Lideranças Rurais e Produtores se reuniram para discutirem o melhoramento genético bovino e o Impacto da Formação Profissional Rural na melhoria do rebanho.

Carlos Odilon Kalon Moraes

A 64ª Expofeira Agropecuária de Juiz de Fora foi realizada de 18 a 21 de agosto, no Parque de Exposições de Juiz de Fora, e a cerimônia de abertura aconteceu na quinta, às 20 horas, na tenda de eventos. De quinta a domingo, foram realizadas discussões técnicas sobre melhoramento genético do rebanho, provas de cavalo, exposição – de animais, equipamentos e insumos, além da comercialização de produtos da agroindústria familiar e de vários shows. Aconteceu também este ano, na Arena Gourmet, a participação da Abrasel, que reuniu diversas cervejarias artesanais.

Segundo estimativas,  mais de 80 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições, entre produtores rurais, criadores envolvidos no agronegócio, empresários parceiros e público, que durante o evento puderam participar da programação técnica, com diversas autoridades e personalidades do meio rural.

A Abertura oficial contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Minas Gerais João Cruz Reis Filhos - Secretário de Agropecuária e Abastecimento - SAA / PJF Alfredo Vicente Salgado Faria -  Gerente Regional da Emater Dr. Hildebrando Marcelo Campos Lopes - Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite Dr. Paulo do Carmo Martins - Dr. João Cláudio do Carmo Panetto / Embrapa - Dr. Érico Maisano Ribeiro  Associação dos Criadores de Girolando Drª. Marília Saraiva Pereira - Faemg/Senar - Secretário Municipal de Agropecuária de Rio Pomba Alarcom Mendes Gomes - Dr. Evandro do Carmo Guimarães/ Fazendas do Basa.

 

Fazendas do Basa

O Grupo Empresarial Fazendas do Basa participou  com sucesso do Encontro Regional de Lideranças Rurais e Produtores,  evento que teve como objetivo apresentar informações atualizadas na área de melhoramento do rebanho leiteiro e fomentar o debate entre os produtores, lideranças rurais e empresas do setor leiteiro, no sentido de formular propostas que permitam acelerar o processo de melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Na ocasião foram apresentados aspectos gerais da pecuária leiteira no município, no estado e no país e um painel sobre melhoramento genético, com palestras sobre o “Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro”, o “Registro e Acasalamento da Raça Girolando” e o “Impacto da Formação Profissional Rural na Melhoria do Rebanho”. Também foi apresentado o programa Curral Bonito, de Rio Pomba, que realiza inseminações e vacinação preventiva contra a brucelose, proporcionando aos produtores parcerias, benefícios, aumento de renda e baixo custo na produção.

Nesta mesma sexta-feira 19, todos os presentes participaram de um debate, onde foi elaborada a “Carta de Juiz de Fora”, contendo as propostas de apoio e reivindicações para o setor, com o objetivo de disponibilizar aos produtores, inclusive os da  Economia Familiar, tecnologias de ponta capazes de garantir um grande salto na produção e rentabilidade do setor.

A informação faz a diferença!

“É importante que os produtores rurais aprimorem seus mecanismos de negociação e ganhe mais tecnologia em sua produção. O papel das Fazendas do Basa é excepcional nesse sentido, pois divide sua experiência em melhoramento genético, para o produtor. Isso melhora a qualidade dos animais, aumentando a produção e diminuindo seu custo”. Pouco adianta melhorar a alimentação, por meio de pastagens bem manejadas e suplementação concentrada e mineral, se o rebanho não possuir potencial genético capaz de responder a esse investimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »