05/09/2016 às 19h00min - Atualizada em 05/09/2016 às 19h00min

Banda Musical Princesa Leopoldina faz apresentação em Aracati

A Banda Musical Princesa Leopoldina acaba de ter o seu projeto cultural para 2017 aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais.

A Banda Musical Princesa Leopoldina fez uma apresentação no dia 27 de agosto, no distrito de Aracati, município de Cataguases, sob a regência do maestro Bruno Estêvão, como parte de uma ação cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases. O evento foi prestigiado pelo secretário de Cultura daquele município, José Ricardo Martins Junqueira.

A trajetória da Princesa Leopoldina

Com 17 anos de história, a Banda Musical Princesa Leopoldina tem se dedicado ao desenvolvimento de atividades de formação musical de jovens e adultos da comunidade de Leopoldina e região.

A Corporação acaba de ter o seu projeto cultural para 2017 aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura  de Minas Gerais. O projeto tem por fito obter parceiros, que através do incentivo financeiro, destinem recursos para manutenção, viagens e apresentações da Banda Musical Princesa Leopoldina, e também acredite na música como instrumento de integração social, viabilizando assim, a continuidade do trabalho já realizado.

A meta é a ampliação do número de alunos inscritos nos cursos de iniciação musical e prepará-los para o futuro profissional na área da música. Para tanto, mister que sejam adquiridos novos instrumentos sinfônicos, o que em curto prazo ainda permitirá que a banda, que já é referência regional, assuma a característica de banda sinfônica.

Os principais objetivos da Banda Musical Princesa Leopoldina hodiernamente é o resgate e incentivo da juventude desta cidade e de toda a região para o aprendizado da música, bem como a integração social por meio de apresentações voltadas aos mais variados públicos.

A Banda Musical Princesa Leopoldina se orgulha por ser, desde sua fundação em 15 de julho de 1999, destaque na formação e valorização dos músicos, preservando a cultura musical, característica do Estado de Minas.

A perpetuação do trabalho realizado em suas apresentações e concertos, sempre trabalhando com ideários de cidadania, assim como o fortalecimento e solidificação da escola de música, permitirão que sejam atendidos a cada dia um número maior de alunos, formando verdadeiros profissionais da arte. O Projeto oferece aulas gratuitas de Percepção Musical, Flauta Transversa, Clarinete, Saxofone, Trumpet,  Trombone, Tuba, Bombardino, Baixo Elétrico  e Percussão.

Pelas salas de aula da Banda Musical Princesa Leopoldina já se formaram diversos alunos, sendo relevante ressaltar que destes já contamos com 1 Sargento da Aeronáutica, 3 Sargentos do Exército Brasileiro, 1 Sargento na Polícia Militar de Minas Gerais, 2 Cabos no Exército Brasileiro e 1 Soldado na Polícia Militar de Minas Gerais, que proporcionam grande orgulho a esta instituição.

A BMPL agradece ao Grupo ENERGISA e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, por terem sempre patrocinado a Banda nestes 17 anos de existência, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e Governo de Minas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »