14/10/2016 às 15h09min - Atualizada em 14/10/2016 às 15h09min

Carteiras de Identidade agora são emitidas sem limite na Câmara Municipal

Todas as pessoas que chegarem no horário de 12:00 às 16:00 serão atendidas. O agendamento permanece apenas para pessoas de outras cidades.

Luiz Otávio Meneghite
Câmara Municipal de Leopoldina (Foto de João Gabriel Baia Meneghite)
O Posto de Identificação Civil de Leopoldina, instalado em dependências da Câmara de Vereadores, não está mais distribuindo senhas para o atendimento ao público. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 14 de outubro, pelo Supervisor do Posto, Fernando Montes: “antes distribuíamos 20 senhas por dia, de segunda a sexta-feira e a partir de agora, estamos atendendo todas as pessoas, de Leopoldina e distritos, que chegam no horário de 12:00 às 16:00 horas. O agendamento permanece para o atendimento de pessoas de municípios vizinhos e pode ser feito pelo telefone (32) 3441-4706”, esclarece.
 
Os documentos necessários
 
Os documentos exigidos para o fornecimento (gratuito) da primeira via da carteira de identidade são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original sem emendas e sem rasuras). Pessoas separadas ou divorciadas: certidão de casamento com averbação, 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro) e comprovante de residência. O documento é entregue em apenas dois dias. Para o fornecimento da segunda via (paga) são exigidos: certidão de nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro); comprovante de residência e guia de pagamento (DAE-Documento de Arrecadação Estadual) que pode ser retirada e  impressa do site www.fazenda.mg.gov.br no valor de R$30,11 e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica. A Guia também pode ser retirada na secretaria da Câmara Municipal. Os menores de 16 anos de idade deverão estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal com documento comprobatório da guarda legal. Quando for o caso de retificação de nome, o interessado deverá apresentar a Carteira de Identidade anterior. Quando for o caso de 2ª VIA, é necessária pesquisa prévia. A segunda via é entregue em até 20 dias.

Posto de Atendimento da Câmara atinge emissão de 2.195 carteiras de identidade
 
Desde o dia 18 de março deste ano, quando teve inicio a expedição de carteiras de identidade pela Câmara Municipal de Leopoldina até o último dia 30 de setembro, o Posto de Identificação de Leopoldina apresentou números surpreendentes resultantes de apenas 132 dias úteis de atendimento ao público com a emissão de 2.195 carteiras de identidade das quais 1308 foram primeiras vias e 725 segundas vias além de 162 retificações de nomes. No mesmo período foram feitos 2.763 atendimentos ao público.

Os números mês a mês

O balanço divulgado por Fernando Montes, Supervisor do Posto de Identificação Civil de Leopoldina, revela que de 18 a 31 de março, em 7 dias úteis foram emitidos 145 RGs com 11 inclusões, 10 atestados e 2 coletas externa num total de 168 atendimentos com média de 24 atendimentos diários. No período de 1º a 30 de abril, em 19 dias úteis, foram emitidos 321 RGs com 55 inclusões, 21 atestados e 2 coletas externas e média de 21 atendimentos diários. Já no período de 1º a 31 de maio, em 21 dias úteis, foram emitidos 386 RGs com 54 inclusões, 25 atestados e 3 coletas externas com média de 23 atendimentos diários. Em 22 dias úteis do mês de junho foram emitidos 276 RGs com 40 inclusões, 44 atestados de antecedentes criminais, 30 retificações de nomes, 17 correções num total de 377 atendimentos o que dá uma média diária de 17 atendimentos. Nos 21 dias úteis do mês de julho foram emitidos 397 RGs com 56 inclusões, 19 atestados de antecedentes criminais, 17 retificações de nomes, 4 coletas externas, 8 correções num total de 484 atendimentos, média 23 por dia. Já em agosto, foram emitidos 355 RGs, com 61 inclusões, 29 atestados de antecedentes criminais, 36 retificações de nomes, 12 correções num total de 457 atendimentos, média de 20 por dia. O último balanço foi feito em 30 de setembro apontando que em 19 dias úteis foram emitidos 315 RG’s, sendo 185 primeiras vias, 111 segundas vias e 19 retificações de nomes. No período foram feitas  44 inclusões de fórmula datiloscópica e emitidos 14  atestados de antecedentes criminais, 1 coleta externa e 13 correções num total de 387 atendimentos ao público com média de 21 por dia.

Câmara agiu certo em assumir emissão de carteiras

Os números revelam o acerto da decisão da Câmara Municipal de Leopoldina em firmar o convênio nº 59/2015/PCMG celebrado com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, visando a otimização da prestação de serviços de identificação civil na cidade de Leopoldina, através de sistema informatizado – emissão de carteira de identidade em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, nº 565. Para tanto, a Câmara cedeu funcionários para treinamento, disponibilizou instalação física em sua sede, cedeu equipamentos de informática e mobiliário de escritório, cumprindo assim todas as obrigações que assumiu com a Polícia Civil. O fornecimento de carteiras de identidade, que antes era precário, foi otimizado pelos funcionários do Poder Legislativo que estão preparados para o bom atendimento da população.
 
Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina


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