26/10/2016 às 11h36min - Atualizada em 28/10/2016 às 19h28min

Conheça as dicas do Sebrae para transformar músicos em empreendedores de sucesso

Até pouco tempo, empreender no segmento da música não fazia parte da agenda dos artistas. Hoje, essa perspectiva mudou. Foi o tempo em que ser músico limitava-se a saber tocar um instrumento. Hoje, saber gerir a própria carreira é um dos fatores fundamentais para chegar ao sucesso.

Para atender a esse público que não para de crescer, que Sebrae Minas criou, em 2010, o Projeto Música Independente. A iniciativa orienta artistas, produtores e gestores de empresas do setor musical de Belo Horizonte e Região Metropolitana a administrar a própria carreira. São oferecidos capacitações, consultorias individuais e coletivas, seminários e workshops com foco em mercado, gestão, inovação, empreendedorismo e governança.  Durante a capacitação são discutidos temas sobre a distribuição musical, direitos autorais, gestão financeira de projetos culturais e criação e gestão de cooperativas musicais.

Levantamento feito  Sebrae Nacional, neste ano, apontam que existam 91.023 pequenos negócios formalizados operando na indústria da música no Brasil. As oportunidades de negócio estão distribuídas em 14 atividades econômicas, abrangendo as atividades fonográficas, de direitos autorais e do show business. E contemplando todas as etapas da cadeia produtiva da música.

Atento à evolução desse ambiente e às perspectivas da economia criativa, o Sebrae Minas preparou dez dicas para profissionais do segmento:

· Planeje e controle os resultados da sua arte.

· Consolide sua carreira musical.

· Fique por dentro do ISRC - código padrão internacional de fonogramas (músicas, gravação) e ideofonogramas (clipes). Desenvolvido para facilitar o intercâmbio de informação sobre gravações e simplificar a sua administração.

· Proteja sua obra musical.

· Vença a pirataria.

· Crie novos modelos de negócios e práticas para seu mercado.

· Participe dos eventos que o mercado oferece.

· Saiba como buscar patrocínio.

· Aprenda a prestar contas de projetos culturais.

· Fique atento às novidades do setor.

 Mais informações sobre a formalização no sitewww.sebrae.com.br/minasgerais
ou nos Pontos de Atendimento do Sebrae em Minas Gerais.


 
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »