07/11/2016 às 07h55min - Atualizada em 07/11/2016 às 07h55min

Energisa está preparada para situações de emergência em caso de desastres naturais

O período de chuvas está chegando. Ciente dos riscos e perigos que as fortes chuvas, acompanhadas de raios e ventos, podem causar nessa época do ano, a Energisa atualizou o ‘Plano de Contingência para Situações de Emergência e/ou Calamidade’.

Para colocar em prática o plano, treinar a equipe e avaliar o desempenho de todas as áreas envolvidas, o Departamento de Operação da Energisa realizou de forma inesperada e emergencial, nesta quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de novembro, simulações em campo e com o Centro de Operações para atendimento a situações reais de emergência. Nos simulados foram considerados preparação, organização, tempo de atendimento, acionamento e chegada das equipes, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência.

“O simulado é importante para garantir maior interação entre as equipes, visando ao atendimento ágil e eficiente com restabelecimento da energia elétrica o mais rápido possível, em caso de eventuais interrupções de energia e danos ao sistema elétrico de distribuição”, comenta o diretor Técnico e Comercial, Fernando Costalonga.

O gerente do Departamento de Operação, Fabio Lancelotti, explica que “o Plano de Contingência é fundamental para resposta rápida em situação de emergência. Nele é possível planejar os riscos para enfrentarmos as tempestades, que causam queda de árvores, erosões, deslizamento de terras e consequentemente interrupção no fornecimento de energia. No plano estão definidas as responsabilidades de cada um, de forma a organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias para atuarmos com agilidade no combate às ocorrências”.

A Energisa, mesmo possuindo seu próprio Plano de Contingência, ainda participa e apoia as ações dos órgãos municipais e estaduais pensando sempre em prol do bem estar dos seus clientes. Mesmo sabendo que é impossível prever a intensidade de uma contingência, o objetivo da empresa é buscar sempre estar o mais preparado possível para situações de emergência.

O plano de contingência foi criado em 2007 e aprimorado pelos eventos climáticos ocorridos na cidade de Nova Friburgo em 2011, que atingiram fortemente o sistema elétrico da Energisa em Nova Friburgo. Este trabalho passa por revisão anual, contemplando novas ações a partir das experiências vividas.

Com a chegada do período de chuvas, todos devem ficar atentos. Ao perceber chuvas fortes acompanhadas de raios, retire todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras que estejam ligados à eletricidade. Em caso de urgência, ligue para 0800 032 0196. Lembre-se: a Energisa também está presente 24h pelas redes sociais — Facebook e Twitter, pelo aplicativo Energisa On e pelo site www.energisa.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »