24/11/2016 às 07h14min - Atualizada em 24/11/2016 às 07h14min

Ministério lança estudo inédito sobre pessoas com deficiência no mercado de trabalho em MG

“Diagnóstico quantitativo de pessoas com Deficiência/reabilitados no Brasil” será apresentado em seminário no dia 12 de dezembro, com inscrições abertas e gratuitas

No dia 12 de dezembro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) promove, pela primeira vez, o seminário “Lei de Cotas – Boas Práticas de Inclusão”, que contará com o lançamento do “Diagnóstico quantitativo de pessoas com Deficiência/reabilitados no Brasil”, estudo inédito realizado pelo Ministério do Trabalho (MTb). A apresentação do documento será feita pela secretária de Inspeção do Trabalho do MTb, Maria Teresa Pacheco Jensen. As inscrições para o evento, que será realizado no Sesc Palladium, já estão abertas. A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas aqui.
 
O objetivo do seminário é apresentar depoimentos e práticas de empresas e de trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS que estão hoje no mercado de trabalho, vivenciando a inclusão. “Geralmente, as palestras relacionadas à Lei de Cotas discorrem somente sobre a legislação que trata da inclusão das pessoas com deficiência e reabilitados no mercado. Dessa vez, a ideia é falar não apenas sobre legislação, mas sobre o dia a dia desses trabalhadores dentro das empresas e sobre as ações que provam que isso é possível e real”, esclareceu a idealizadora do seminário e auditora fiscal do Trabalho, Patrícia Siqueira.
 
Dentre os assuntos a serem tratados estão os processos de inclusão, tais como a aprendizagem profissional como meio de inclusão gradual; e os apoios e metodologias utilizados dentro das empresas e, também, nas entidades formadoras para inclusão dos trabalhadores beneficiários da política de cotas, com foco principalmente nas deficiências intelectual, mental e no autismo.
 
De acordo com Patrícia Siqueira, serão notificadas para comparecerem ao evento cerca de 2.000 empresas localizadas em Belo Horizonte, região metropolitana, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis.
 
Programação - O seminário “Lei de Cotas – Boas Práticas de Inclusão” contará com uma apresentação cultural feita por Dudu do Cavaco, que abrirá o evento. Em seguida, será realizado o lançamento oficial do “Diagnóstico quantitativo pessoas com Deficiência/reabilitados no Brasil”. O encontro segue com a palestra “Acessibilidade como direito fundamental”, que será ministrada pelo auditor fiscal do Trabalho, Rafael Faria Giguer (especialista em acessibilidade); e com a apresentação do projeto “Inclusão de Pessoas com Sofrimento Mental”, além de outras mesas que debaterão as boas práticas, com depoimentos de representantes de empresas e de trabalhadores.
 
Também haverá palestra conduzida pelo Senai sobre aprendizagem profissional na indústria, com depoimentos de empresas e aprendizes. As entidades de apoio a pessoas com deficiência, tais como Apae, Mano Down, Dia a Dia e Rede Cidadã participarão com estandes e exposição.
 
Apoio-O primeiro seminário sobre boas práticas de inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD’s) no mercado de trabalho, conta com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e do Sesc Palladium.
 
SERVIÇO
Inscrições abertas para o lançamento de estudo inédito realizado pelo Ministério do Trabalho sobre pessoas com deficiência
Data: 12 de dezembro de 2016
Horário: das 9h às 17h30
Local: Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, nº 420, Centro/BH)
 
Programação:

08h30:Credenciamento
09h00:Apresentação Cultural e Mesa de Abertura  
09h30:Lançamento do estudo “Diagnóstico quantitativo pessoas com Deficiência/reabilitados no Brasil”
00:10h:Palestra de abertura  “Acessibilidade como direito fundamental”
11:00h:Projeto Inclusão de Pessoas com sofrimento mental  
14:00h:Apresentação cultural
14h10:Aprendizagem profissional PcD n Industria
14h40:Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo  
17h15:Encerramento e apresentação cultural  
 
Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »