25/11/2016 às 07h29min - Atualizada em 25/11/2016 às 07h29min

Termina nesta sexta o XXI Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) e o XII ForEA Mirim

Nos dois dias do encontro foram discutidas questões ambientais, sob o tema central “Interatividade Socioambiental Bacia do Pomba”


Nos dias 24 e 25 de novembro, Leopoldina sediou a vigésima primeira edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) e o XII ForEA Mirim, realizados na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro Resende (CAIC). Pela segunda vez em Leopoldina (a primeira foi em 2015), o ForEA 2016 contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina, através das Secretarias Municipais de Educação, de Agricultura e de Meio Ambiente, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, do Instituto Estadual de Florestas e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, juntamente com a Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Nos dois dias do encontro foram discutidas questões ambientais, sob o tema central “Interatividade Socioambiental Bacia do Pomba”, elevando o ForEA como a mais significativa, importante e abrangente ação de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã da quinta-feira (24) e contou com as presenças de autoridades locais, alunos, professores e diretores de várias escolas municipais, estaduais e particulares de Leopoldina, além de representantes de órgãos regionais ligados à área ambiental, dentre outras instituições.

A Mesa de Honra foi composta pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina, Marco Antônio de Toledo Gorrado, que representou o Prefeito José Roberto de Oliveira; Leonardo Sorbliny Schucter, analista ambiental do Sistema Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA)  Minas Gerais, representando o Superintendente da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM)  Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik; Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira, Secretária Municipal de Educação de Leopoldina; Luiz Henrique Ferraz Miranda, Supervisor do IEF Regional Mata - representando o Diretor Geral do IEF, João Paulo Sarmento; Tenente Ferreira Filho, representando a 6ª Cia PM Ind, sediada em Leopoldina; 3º Sargento BM Marcelo Alves Lopes, representando o 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina; Sub Tenente Carpinetti, representando a Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário; Mariana Rocha, representando o Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra; a estudante Lívia Braga Xavier; Betty Giovanonni Oliveira, Presidente do CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental) MG ZM e Josabet de Souza Furtado, Coordenadora Geral do XXI ForEA.

Apresentaram-se durante a solenidade o Grupo Pérola Negra e uma representação do Conservatório Estadual de Música (C.E.M.) “Lia Salgado”, interpretando o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina e a música “Morro do Cruzeiro”. Em seguida foram entregues Diplomas e Medalhas aos homenageados do evento: Professora Fátima Terezinha Lacerda, Diretora da E. M. Professora Maria da Conceição Monteiro de Rezende (CAIC), 3º Sargento Frederico Chaves de Oliveira, Prefeito José Roberto de Oliveira, Leonardo Sorbliny Schucter, o ex-Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ex-Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho – representado pela Coordenadora do Polo da CIEA de Juiz de Fora, Renata Martins Meirelles.

Após os pronunciamentos, a Coordenadora Geral do XII ForEA Mirim, Rose Belcavelo, apresentou a palestrante oficial do evento, Vanderlice Marques Roberti, com o tema “Diversidade é Vida: As quatro Estações.” Ao final da solenidade de abertura, os gestores municipais da Zona da Mata participaram de um encontro. A programação do ForEA 2016 foi encerrada na tarde da sexta-feira (25). 


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Kalon Moraes. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »