26/11/2016 às 13h52min - Atualizada em 26/11/2016 às 13h52min

Patrimônio cultural de Além Paraíba motiva reunião

Com história baseada na ferrovia, cidade recebe comissão para discutir situação de bens tombados.

Estação Além Paraíba, hoje sede do Museu Ferroviário da ABPF-PN.
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estará em Além Paraíba, na quarta-feira 30 de novembro, para discutir a situação do patrimônio cultural do município, especialmente quanto aos bens culturais associados ao transporte ferroviário. A audiência pública será realizada às 13 horas, na Câmara Municipal (Praça Coronel Breves, 30, Bairro São José), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB).

"Esta audiência será importante para a efetiva preservação do patrimônio local e da história da cidade. Queremos saber a real situação dos imóveis tombados em Além Paraíba, que despertam o interesse e nos instigam a procurar por mais informações sobre o lugar, e o que representam para a materialização da cultura desta localidade", frisa o parlamentar.


Locomotiva em Além Paraíba.

Além Paraíba possui mais de 20 bens tombados e grande parte da história da cidade está baseada na ferrovia, local onde se encontram os maiores problemas, segundo relatos que chegaram ao parlamentar. “Não podemos ficar de braços cruzados vendo a nossa história se perder", afirmou Bosco.

Convidados – São esperados para a audiência o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Além Paraíba, Paulo César Marques de Jesus; o vereador Roberto Tolentino de Oliveira; o analista do Ministério Público da 3ª Promotoria de Justiça, Paulo Vitor da Silva Probst; e a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Abreu Arroyo.

Também foram convidados os presidentes do Conselho Municipal de Cultura de Além Paraíba, Roberto Gomes Filgueiras; do Museu de História, Ciências Naturais da cidade, André Martins Borges; e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Geraldo Esquerdo Furtado; e ainda o diretor do Instituto Cultural de Além Paraíba, Guilherme Antônio.

Evento: Audiência pública sobre patrimônio cultural de Além Paraíba
Data e horário: 30/11/16 (quarta-feira), 13 horas
Local: Câmara Municipal de Além Paraíba


 
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »