18/12/2016 às 10h43min - Atualizada em 18/12/2016 às 10h43min

Governo de Minas institui grupo de trabalho para enfrentamento do período chuvoso

Decreto do governador Fernando Pimentel forma equipe intersetorial com a missão de traçar estratégias para atender à população afetada pelas chuvas

Agência Minas
Decreto do governador Fernando Pimentel, publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (16/12), institui o Grupo Estratégico de Resposta, em decorrência ao período chuvoso no estado.
 
A iniciativa integra a estratégia de segurança do Governo de Minas Gerais para o enfrentamento do período chuvoso, por meio de monitoramento e o balanço do que ocorre em cada território durante a temporada. 
 
O grupo de trabalho composto por representantes dos órgãos de Governo tem foco tanto na prevenção quanto na mitigação de riscos, além de preparar  o Estado para agir em situações de emergência. Veja o decreto.
 
“O que estamos fazendo é um trabalho de prevenção bem articulado, regionalizando as ações, ajudando os municípios nas ações de defesa civil”, afirma o governador Fernando Pimentel. “Por isso criamos agora este Grupo Estratégico de Resposta, envolvendo diversos órgãos e entidades estaduais para o enfrentamento deste período chuvoso”, completa.
 
A coordenação das atividades do Grupo Estratégico será exercida pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa de Civil (Cedec).
 
Além do Gabinete Militar do Governador, por intermédio da Cedec, participam do Grupo a  Secretaria-Geral; as secretarias de Estado de Governo, da Fazenda, de Saúde, de Trabalho e Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Transportes e Obras Públicas; o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER); Cemig; Copasa; Polícia Militar (PMMG); Polícia Civil (PCMG); Corpo de Bombeiros (CBMMG);  e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
 
Ações de enfrentamento
 
Para enfrentar o período de chuvas, o Governo de Minas Gerais, por meio do  Cedec, tem atuado em algumas frentes para dar assistência às vítimas. Uma delas é o atendimento humanitário. Para tanto, o Cedec conta com 15 depósitos com materiais de assistência humanitária. Além disso, o órgão conta ainda com duas plantas móveis potabilizadoras de água para atendimento aos locais com comprometimento no abastecimento.
De acordo com o coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente coronel Juliano Cançado Dias, os materiais de assistência humanitária são descentralizados nas regionais da Defesa Civil. “Os municípios atingidos recebem cestas básicas, produtos de higiene pessoal, colchões e cobertores”, diz. “É importante o alinhamento entre os órgãos que são imprescindíveis para as ações de resposta”, completa.
 
As equipes de respostas são previamente escaladas e ficam prontas para deslocamento imediato. Elas auxiliam o executivo municipal no atendimento emergencial em caso de desastre e também ajudam na organização dos recursos humanos e logísticos disponíveis.
 
Em caso de chuvas, também são emitidos alertas via SMS, quando necessário, para os municípios. A Cedec ainda auxilia os municípios na homologação e reconhecimento da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
 
Em caso de perigo, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) também possui um plantão 24 horas pelo telefone (31) 99818-2400. Nos casos de acidentes com vítimas, ligar imediatamente para Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para Samu, pelo telefone 192.
 
Intervenção viária
 
As equipes técnicas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) trabalham nos trechos  afetados pelo volume de chuvas.  Vale ressaltar, que os desvios estão sinalizados.
 
Para alertar os motoristas, o órgão também disponibiliza no portal - http://der.mg.gov.br/images/2016/periodo-chuvoso/chuvas.pdf - informações sobre as ocorrências nas rodovias estaduais no período chuvoso 2016/2017.
 
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone de serviço do LIG Minas (155 opção 6) todos os dias da semana de 7h às 23h59 e para pessoas de fora do estado de Minas Gerais pelo número (31) 3303-7995.
 
Os usuários também podem enviar e-mails para o Serviço de Atendimento ao Usuário do DEER/MG, no endereço atendimento@der.mg.gov.br
 
 
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