20/12/2016 às 16h36min - Atualizada em 20/12/2016 às 16h36min

Extensionista mineiro reforça a representação do setor rural brasileiro

Natural de Virgem da Lapa, Vale do Jequitinhonha, Valmisoney Jardim assume a presidência da Anatercom o desafio de reestruturar a extensão rural do País

Jerúsia Arruda(*)
O advogado e especialista em Extensão Rural, Valmisoney Moreira Jardim, é o novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater). Ele foi nomeado pelo presidente da República Michel Temer, nesta sexta-feira (16/12) e empossado pelo secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e presidente do Conselho de Administração da Anater, José Ricardo Ramos Roseno.
 
Mineiro de Virgem da Lapa, Vale do Jequitinhonha, Valmisoney Jardim é graduado em Direito pela UniBH, em Pedagogia pela Universidade de Itaúna/Campus Almenara, e Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Salinas. Possui especialização em Extensão Rural pela UnB e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
 
Desde 1998, Valmisoney Jardim é servidor de carreira da Emater-MG, atuando inicialmente nos municípios de Varzelândia, Jacinto e Santo Antônio do Jacinto. À sua experiência como gestor público somam-se os cargos de gerente regional da Emater-MG de Janaúba, dando suporte técnico aos 17 municípios da microrregião da Serra Geral, região norte de Minas, e gerente do Departamento Técnico Emater-MG (Detec), atuando em todo o Estado, de forma integrada com os segmentos atendidos pela empresa, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural do Estado mineiro.
 
O novo presidente assume a Anater no momento em que esta se prepara para efetivar sua finalidade, qual seja, reorganizar o sistema de assistência técnica e extensão rural brasileiro, permitindo, com isso, que seja desenvolvido em todo o País uma prestação de serviço abrangente e de qualidade. “Assumo a presidência da Anater com muita satisfação e consciência da responsabilidade e do desafio que tenho pela frente. Sei da expectativa que a extensão rural brasileira tem em relação à Anater, sou extensionista e acompanhei de perto a sua criação. Assumo o compromisso de trabalhar incansavelmente para fazer com que ela cumpra o seu papel”, afiança o novo presidente.
 
A ANATER
 
Resultado de uma iniciativa do deputado federal Zé Silva, em 2005, quando este era presidente da  Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer),  em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e várias entidades ligadas ao setor, além de organizações de agricultores familiares, acadêmicos e técnicos do setor rural, a Anater foi instituída, em 2014, sob a forma de serviço social autônomo, como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. “A criação da Anater é um forte reconhecimento da importância estratégica que os serviços de Ater cumprem no processo de desenvolvimento do meio rural brasileiro e também da necessidade de consolidar instrumentos inovadores e eficazes de Ater, que envolvam as esferas públicas e as instituições não governamentais, sintonizados com as dimensões social, econômica, ambiental e cultural”, destaca Valmisoney Jardim.
 
PLANEJAMENTO PARA 2017
 
Com projeto piloto programado para iniciar em janeiro de 2017, segundo o novo presidente, a Anater se prepara para alçarvoos, fazendo de 2017 o ano da Ater. “O contrato de gestão que temos com o governo federal abre grandes possibilidades de investimentos na área de assistência técnica e extensão rural, e articularemos com a SEAD e com demais parceiros para conseguir o máximo de recursos e atender um número considerável de famílias. Já para o início de 2017 temos recursos garantidos para atender 10.000 famílias de agricultores e para formação de 2.000 agentes de Ater e faremos novas articulações para ampliar os recursos e o número de famílias atendidas”, anuncia o presidente.
 
Fonte: (*)Assessoria de Comunicação Social da ANATER
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »