01/01/2017 às 13h09min - Atualizada em 01/01/2017 às 13h09min

Câmara dá posse a José Roberto, Marcinho Pimentel e 15 vereadores

Pastor Darci José Portela foi eleito e empossado o novo Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite com fotos de João Gabriel Baia Meneghite
O prefeito e a esposa e o vice com a esposa
A Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Leopoldina na manhã de domingo, 1º de janeiro de 2017, para a posse do prefeito eleito José Roberto de Oliveira, do vice-prefeito eleito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel e dos 15 vereadores eleitos para o mandato 2017/2020, foi marcada por muita emoção e alegria com grande vibração do público que lotou o Salão Nobre da Câmara Municipal de Leopoldina e também os bastidores do Poder Legislativo.

Ouça o discurso de José Roberto de Oliveira e Marcinho Pimentel

A nova composição da Câmara de Vereadores
 
Pastor Darci é o novo presidente da Câmara

O novo presidente da Câmara Darci José Portela
A posse dos vereadores e eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal foi conduzida inicialmente pelo vereador mais votado, Elvécio de Souza Barbosa, tendo como secretário o vereador José Augusto Cabral Gonçalves. Feita a chamada nominal fizeram o juramento de praxe e foram empossados os vereadores:  Antonio Carlos Martins Pimentel, Darci Jose Portella, Elvécio de Souza Barbosa, Helio Batista Braga de Castro, Ivan Martins Nogueira, João Jacques Freire Junqueira Villela, José Augusto Cabral Gonçalves, José Ferraz Rodrigues, Jurandy  Fofano Vieira, Kelvia Raquel de Souza Ribeiro Santos, Rogério Campos Machado, Rosalvo Domiciano Flauzino, Sebastião Geraldo Valentim, Valdilucio Malaquias e Waldair Barbosa Costa. Destes, apenas Helio, Jacques e Rogério não discursaram. Os que fizeram uso da palavra dedicaram o tempo a agradecimentos aos eleitores, familiares e amigos e alguns aproveitaram para dizer como pretendem atuar como vereadores, sendo aplaudidos pelo bom público que compareceu.
 
Já empossados, foi aberto o prazo para apresentação de chapas para a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Depois de muitas negociações de bastidores foram apresentadas duas chapas, uma delas encabeçada pelo vereador Antonio Carlos Martins Pimentel e outra tendo à frente o Pastor Darci José Portela que venceu a disputa por 8 votos a 7. A nova Mesa Diretora do Poder Legislativo ficou assim composta: Presidente, Darci José Portela; Vice-Presidente, Ivan Martins Nogueira; 1º Secretário, Waldair Barbosa Costa e 2º Secretário, João Jacques Junqueira Freire Vilela.  


Ouça o discurso do presidente do Poder Legislativo - Vereador Darci José Portela
Presidente, Darci José Portela; Vice-Presidente, Ivan Martins Nogueira; 1º Secretário, Waldair Barbosa Costa e 2º Secretário, João Jacques Junqueira Freire Vilela. 
O público lotou as dependências da Câmara
Elvécio de Souza Barbosa conduziu inicialmente a solenidade
A votação para a Mesa Diretora foi descontraída
O desabafo de José Roberto no seu discurso

Márcio Pimentel durante seu discurso

A posse do vice-prefeito e do prefeito
 
Escolhidos os dirigentes do Poder Legislativo a solenidade passou a ser conduzida pelo presidente eleito Darci José Portela, que nomeou uma comissão formada pelos vereadores Jurandir Fófano, Elvécio de Souza Barbosa, Helio Batista Braga de Castro e Rogério Campos Machado, para conduzirem o prefeito e seu vice ao Salão Nobre onde chegaram acompanhados de suas respectivas esposas. O prefeito também se fez acompanhar por sua mãe D. Ermelinda Alvarez Oliveira, de 92 anos. A mãe de Marcinho Pimentel, D. Maria Aparecida Alvarenga Pimentel, de 85 anos também estava presente ao auditório. Feitos os juramentos de praxe o novo presidente da Câmara, deu posse ao prefeito José Roberto de Oliveira e ao vice-prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel.
 
Os discursos
 
O vice-prefeito Márcio Pimentel fez um breve discurso exaltando a união que possibilitou formar a chapa com José Roberto de Oliveira, que recebeu 15.004 votos o equiva­lente a 50,5% dos votos válidos. Ele agradeceu aos companheiros e amigos e prometeu trabalhar intensamente pelo progresso de Leopoldina ao lado do prefeito José Roberto além de cumprir com lealdade as missões que lhe forem atribuídas.
 
O prefeito por sua vez fez agradecimentos ao seu advogado João Batista de Oliveira, aos seus secretários e aos funcionários municipais que cumpriram bem o papel a eles atribuído. José Roberto fez questão de lembrar que o seu governo aplicou percentuais bem superiores àqueles estabelecidos constitucionalmente, principalmente nos setores de educação e saúde.
 
Empossado para o quinto mandato à frente do município de Leopoldina, José Roberto se emocionou quando mencionou as atitudes de alguns de seus adversários políticos que se preocuparam em promover maldades, calúnias e difamação tentando manchar o seu nome perante a sociedade.
 
Ao final, ele reservou algumas palavras para agradecer a dois amigos especiais, os ex-vereadores Alfredo Mendes do Vale e Edvaldo Franquido Donato do Vale. Lembrando-se de seu saudoso pai Jair de Oliveira, ele saudou o fato da atual Câmara ter 5 representantes da raça negra: Elvécio, Kélvia, Rosalvo, Sebastião e Valdilúcio desejando a todos os 15 vereadores sucesso no desempenho da atividade parlamentar.


Marcinho Pimentel, sua mãe D. Maria Aparecida Alvarenga Pimentel, de 85 anos, D. Ermelinda Alvarez Oliveira, de 92 anos e seu filho José Roberto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »