29/06/2014

Expoleo 2014

Parque de Exposições de Leopoldina

Leopoldinense

Foi naugurada oficialmente neste domingo, 29/6, a maior e melhor Exposição Agropecuária da Zona da Mata Mineira. São mais de 750 animais inscritos, Seminário, Dia de Campo e nove palestras técnicas com variados temas e palestrantes do mais alto nível. Concurso de Miss Exposição, Show de Calouros e de Viola e várias apresentações musicais com cantores de renome nacional, que começaram nesta sexta-feira, 27/6, antes mesmo da inauguração oficial.(Veja programação completa nesta página)

O presidente da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, Pedro Augusto Junqueira Ferraz e toda a sua diretoria têm feito um trabalho espetacular no sentido de manter o Município de Leopoldina como um dos mais importantes centros de difusão de tecnologia e produção pecuária de Minas. A Expoleo tem se transformado a cada ano que passa numa vitrine cada vez mais importante para toda a Mata Mineira. A 78ª Exposição Agropecuária de Leopoldina se estende até domingo, 6 de julho.

A grandeza da feira está na diversidade de seu conteúdo com várias mostras acontecendo durante toda a semana como a 35ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador – o 78º Concurso Leiteiro de Leopoldina, o mais antigo de Minas Gerais – a 13ª EXPHOMARJ Gado Holandês – a 6ª Mostra do Gado Girolando – a 10ª Mostra de Caprinos – a 3ª  Exposição Regional de Ovinos – a 3ª  Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas - o 5º Festival de Doces de Leopoldina – a 3ª  Exposição de Flores e Mudas Ornamentais – a 2ª Feira de Touros Pró-Genética-Mostra de Raças Zebuínas – a 1ª  Exposição Ranqueada da Raça Girolando  e o  3º Torneio Leiteiro das Raças Gir, Guzerá e Guzolando e a 1ª Exposição dos Cavalos Pampa.

Além da inauguração da Exposição, o Presidente da Coopleste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz e seus antigos e atuais companheiros de Diretoria, entregaram aos ruralistas da região, um moderno Pavilhão Multiuso, com 470 metros quadrados, de concepção arquitetônica contemporânea, que passou a integrar o Parque José Ribeiro dos Reis com harmonia e beleza. O novo espaço recebeu o nome do saudoso agropecuarista e líder ruralista, Salviano Junqueira Ferraz e a placa alusiva à inauguração foi assistida por autoridades e familiares. A fita inaugural foi cortada pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Otávio Arantes Xavier, pelo Secretário do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira Ferraz, pelo presidente do Sindicato Rural, Salviano Junqueira  Ferraz Filho e pelo presidente da Coopleste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz. O Prêmio Félix Martins de Sustentabilidade Ambiental foi entregue na categoria empresa à Energisa, representada pelo seu Presidente Gabriel Alves Pereira Junior e na categoria pessoa física ao produtor rural José Franklin de Morais, proprietário do Sitio Palmital, da Comunidade das Palmeiras.

78° Expoleo terá intensa programação técnica

A direção da Coopleste divulgou uma intensa programação técnica que será desenvolvida no estande do SENAR/FAEMG/SINDICATO RURAL DE LEOPOLDINA, instalado no Pavilhão Salviano Junqueira Ferraz, inaugurado neste domingo, 29,6. A série de palestras terá inicio na segunda-feira, 30/6, às 15h30min, com o  Dr. João Nelson Gonçalves Filho, que falará sobre a 'Cultura do Café Conilon'.

Na terça-feira, 1º/7, duas palestras atrairão a atenção dos produtores rurais. A primeira, às 14h30min, será motivacional e terá como mediador o Dr. Paulo do Carmo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite. A segunda será às 15h30min, conduzida por Fernando Ferraz e abordará o tema 'Cadastro Ambiental Rural'.

Na quarta-feira, 2/7, às 14h30min, Elmer, da Emater de Belo Horizonte, falará sobre 'Contexto da Pecuária Leiteira e a Importância do Planejamento na Atividade'. Na sequência, às 15h30min, o engenheiro Rogério, da Emater de Viçosa mediará a discussão em torno da 'Integração Lavoura Pecuária.

Na quinta-feira, 3/7, às 09:00 horas, o assunto será 'Lavoura Milho Silagem e Barraginhas', com a condução de Marcelo Satler, da Biogenes. Na parte da tarde, às 14:00 horas, o engenheiro Ricardo,  da Emater de Muriaé,  mediará o tema 'Indicadores de Sustentabilidade Ambiental'.

Na sexta-feira, 4/7, às 10:00 horas, a palestra será da Alta Genétics com Gustavo Ayres. Na parte da tarde, a partir das 14h30min, o professor da UERJ, Fábio Valverde, falará sobre 'Importância do Pastejo Rotacionado na Pecuária Leiteira'. Pode acontecer ainda a abordagem de dois temas: 'Conservação de Pastagens', de responsabilidade da Dow e 'Terminação  de gado de Corte', de responsabilidade da Marfrig.

Para encerrar a programação técnica, está programado para sábado, 5/7, com início às 09:00 horas, o Seminário 'Com a palavra o produtor rural', evento de iniciativa das Fazendas do BASA/COOPLESTE/LAC. Trata-se de um Seminário da maior importância no que se refereà genética e gado de qualidade. As FAZENDAS DO BASA irão sortear na ocasião uma série de prenhes para os participantes. As inscrições para o Seminários estão sendo feitas nos escritórios da Coopleste, da LAC e  das FAZENDAS  DO BASA

EXPOLEO patrocina 'Dia de Campo'

A Expoleo 2014 também é patrocinadora do Dia de Campo na Fazenda São Bento de propriedade de Karine Meirelles, no dia 4/7, das 08:00 às 17:00 horas,  com a seguinte programação:

  • Estação 01-Controle de parasitose em ovinos – uso de OPG, método famacha e métodos de vermifugação e diagnóstico de gestação em ovinos com uso de ultrassonografia.

Prelecionista: Bernardo Azevedo

Técnico em Ovinos e Caprinos na Empresa GEPEC – Produtos e Serviços para a Pecuária.

  • Estação 02 -Casqueamento de ovinos e controle de foot-root – uso e tipos de ferramentas de casqueamento, métodos e época de realizar casqueamento, controle de doenças de casco;

Prelecionista: Dr. Geraldo Jonas da Silva

Médico Veterinário especialista em ovinos e caprinos.

  • Estação 03 - Práticas de tosquia em ovinos lanados – uso e tipos de ferramentas e equipamentos de tosquia, método e época de realização de tosquia, uso econômico da lã;

Prelecionista: SENAR – MG.

  • Estação 04-B - Nutrição de cordeiros em confinamento visando otimização de ganho de peso.

Prelecionistas: Zootecnista Rodrigo Gregory Villalba – Supervisor Técnico de Ruminantes / Presence Brasil

Zootecnista Lucas dos Reis Figueira – Gerente de Território / Presence Sudeste .

  • Estação 05- Manejo reprodutivo em ovinos visando à implantação e organização de estações de monta.

Prelecionistas: Dra. Iraídes Ferreira Furusho Garcia – Professora Associada I – Departamento de Zootecnia – Universidade Federal de Lavras

12:00 horas – intervalo de almoço.

14:00 horas: Mesa redonda "Dedo de Prosa: Tema – Comercialização de cordeiros e descartes"

Prelecionista: Luciano Piovesan Leme Zootecnista / Presidente do NUCCORTE.

15:00 horas: Mesa redonda "Dedo de Prosa: Tema – Uso de índices zootécnicos na avaliação econômica de ovinocultura".

Prelecionista: Izac Leopoldino Júnior, Ovinoz Zootecnia de Precisão Ltda. – ME.

Link
Tags »
Expoleo 2014
Relacionadas »
Comentários »