O Jornal Leopoldinense é um tradicional jornal publicado na cidade de Leopoldina/MG.
Periodicidade: quinzenal
Formato: Standard (impresso) e virtual.
Fundadores: Luiz Otávio Meneghite
José do Carmo Machado Rodrigues
José Barroso Junqueira
Presidente/Diretor/Editor: Luiz Otávio Meneghite
Fundação: 23/08/2003
Slogan: A Consciência Crítica da Cidade
Sede: Leopoldina/MG
Página oficial: www.leopoldinense.com.br
História
O Grupo Leopoldinense de Notícias foi fundado em agosto de 2003 pelos jornalistas Luiz Otávio Meneghite, José Barroso Junqueira e pelo advogado José do Carmo Machado Rodrigues. Luiz Otávio, que sempre trabalhou na imprensa local tinha o desejo de ter um jornal independente para trabalhar junto com a sua família e ganhou apoio dos cofundadores Barroso e Zé do Carmo, parceiros fundamentais no início das atividades do jornal.
O veículo de comunicação surgiu como fruto promissor e instrumento de uma nova postura editorial responsável, que representa uma tomada de posição por pessoas que se pretendiam capazes, construtivas, solidárias, livres e afinadas num mesmo ideal fraterno de serviço à nossa comunidade.
A estrutura organizacional da empresa é composta pelos setores de direção/edição, o setor administrativo/financeiro, o setor de captação de publicidade e controle de assinaturas, a diagramação e expedição. O jornal não possui gráfica própria, sendo este serviço terceirizado.
No que diz respeito à organização, o jornal Leopoldinense prima pela qualidade de seus conteúdos e pela pontualidade, um diferencial que o fez se tornar o jornal mais lido e mais vendido nas bancas de Leopoldina. O Leopoldinense é um jornal de circulação local, porém existem assinantes espalhados por todo Brasil, são centenas, tanto em Leopoldina quanto fora da cidade. São leopoldinenses que moram fora e que matam a saudade de sua terra lendo o jornal, que é enviado pelos correios para diversos estados.
A sua periodicidade, no principio de suas atividades, era mensal; hoje em dia, o jornal se tornou quinzenal. Todos os dias 01 e 16 de cada mês ele está em circulação. Essa pontualidade torna o jornal o mais procurado para a publicação de editais, balancetes e outras publicidades que tenham data certa para sair. O objetivo próximo é que Leopoldina passe a ter um jornal a cada dez dias.