13/01/2017 às 08h04min - Atualizada em 13/01/2017 às 08h04min

Leopoldinense à frente do Laboratório da Santa Casa de Belo Horizonte

A unidade, que é referência como modelo de eficiência e gestão, tem como consultor técnico o leopoldinense Dr. Carlos Olney Soares.

A unidade tem como consultor técnico o leopoldinense Dr. Carlos Olney Soares
O Laboratório de Patologia Clínica da Santa Casa BH comemo­rou 2 anos de atividades e bons resultados no dia 30 de outubro. Reconhecido como o maior laboratório dentro de um hospital em Belo Horizonte, o setor é referência pela inovação, rapidez no processamento dos exames e segurança nos resultados, cola­borando para a agilidade nos diagnósticos e para reduzir o tem­po de internação dos pacientes.
Ocupando uma área de 352 m² no 1º andar do hospital, a unidade é extremamente moderna
Com funcionamento 24 horas, o laboratório realiza mais de 160 mil exames por mês para pacientes da Santa Casa BH e do Cen­tro de Especialidades Médicas SCBH (atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde) e do Hospital São Lucas (saúde suplementar). Ocupando uma área de 352 m² no 1º andar do hospital, a unidade é extremamente moderna e se destaca pelos equipamentos de última geração, extenso menu de exa­mes, insumos de alto padrão e equipe qualificada.

Inovação

Em 2016, o Laboratório de Patologia Clínica da Santa Casa BH passou a realizar exames de marcadores tumorais, além da metotrexate e tracolimus (utilizados na área de transplantes e tratamentos oncológicos). Em breve, entrarão no menu os exames sirolimus e vancomicina (antibióticos), galatomanana e ciclosporina. A unidade está buscando também a certificação específica de laboratórios por meio do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos.

Equipe especializada

A unidade dispõe de 90 funcionários, dentre analistas graduados em Bioquímica, Biomedicina e Biologia, responsáveis pela supervisão do controle de qualidade e liberação dos laudos, técnicos para realização de exames, coletores, mensageiros para transporte de amostras e recepcionistas, além de coordenadores e gerente.

De acordo com o consultor técnico do laboratório, Dr. Carlos Olney Soares, a unidade é referência como modelo de eficiência e gestão: “para assegurar a confiabilidade e credibilidade dos resultados temos preocupação constante com certificação, capacitação dos profissionais e automatização dos procedimentos. O laboratório possui equipamentos de alta tecnologia e equi­pe especializada para realizar até 300 mil exames mensais. Por esse motivo, em breve, seremos também laboratório de apoio de outros hospitais de Belo Horizonte para realização de exames específicos, principalmente nas área de transplantes, oncologia e dosagem de medicamentos”.

Fonte: Mariana Castelo Branco-Assessoria de Comunicação Institucional do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte

Crédito das fotos: Almir Gomes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »