18/02/2017 às 07h46min - Atualizada em 18/02/2017 às 07h46min

Cataguases comemora início de atividades no Centro Municipal de Fisioterapia

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cataguases
Uma solenidade de comemoração do início das atividades do Centro Municipal de Fisioterapia Dr. Lídio de Almeida Lacerda aconteceu na manhã de sexta-feira, 17. Centenas de pessoas acompanharam a solenidade no amplo espaço que começa a atender a partir da próxima segunda-feira, dia 20, das 7 às 18 horas. Será oferecido no espaço gratuitamente consultas com médico ortopedista, tratamentos com equipamentos novos e de alta qualidade, atendimento de profissional de Educação Física, além de uma equipe de seis fisioterapeutas.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Willian, secretários municipais, entre eles o secretário de Saúde, Eliermes Teixeira, os vereadores Vinícius Taquara, Betão do Remo, Gilmar Canjica e Mauro Ruela, além do ex-secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, do deputado estadual Isauro Calais, do cataguasense e ex-secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte, Vítor Valverde, da ex-prefeita e ex-deputada estadual, Maria Lúcia Mendonça, do provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior, médicos e demais profissionais de saúde. O evento foi aberto com a apresentação de um vídeo institucional que apresenta as principais ações dos 45 dias de gestão do prefeito Willian.

Em seguida, o secretário de Saúde Eliermes Teixeira agradeceu a presença de todos e destacou as ações de sua pasta, como a volta para o município de várias especialidades que foram alocadas no antigo Pronto Socorro Municipal, agora denominado SEMAE (Serviço Municipal de Atendimento Especializado), que já realizou mais de mil atendimentos desde sua inauguração há menos de 30 dias. “Agora é a vez de disponibilizarmos este serviço de fisioterapia, oferecendo um atendimento de alto nível e que será descentralizado, uma vez que o paciente será encaminhado diretamente das unidades de saúde dos bairros”, afirmou o secretário. Eliermes informou também sobre novos equipamentos que estão sendo adquiridos pelo município para a Saúde, como um novo Raio X de alta tecnologia e mais aparelhos para o Laboratório Municipal. “Estamos tendo total liberdade para fazer uma gestão de qualidade, apesar das dificuldades financeiras do momento. Com eficiência e motivação, estamos conseguindo trabalhar e colocar a casa em ordem”, finalizou.

Na sequência, Vítor Valverde se pronunciou, afirmando sua alegria em estar em sua terra natal e testemunhar tantas realizações em tão pouco tempo. “Compromisso e seriedade são essenciais, mas se não houver amor, boa vontade e preocupação com as pessoas, nenhuma cidade evolui. Este é o papel do gestor público. É preciso, portanto, conciliar técnica e competência com a visão voltada para o social, para quem mais precisa. É isso que pode mudar nossa realidade e transformar a sociedade”, afirmou. O provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior elogiou o prefeito Willian, destacando sua antiga parceria e amizade e colocou o Hospital à disposição para futuros convênios e parcerias.

Já o deputado Isauro Calais, destacou a juventude do prefeito de Cataguases e seu empreendedorismo. Falou de sua atuação na Zona da Mata e lembrou algumas ações que realizou em benefício da cidade a pedido de Willian, como um repasse para as escolas estaduais. “O prefeito de Cataguases é uma referência em Minas Gerais e temos trabalhado juntos. Ontem mesmo, destinei uma verba de R$ 200 mil para a aquisição deste moderno aparelho de Raio X digital, em que os exames serão encaminhados diretamente aos consultórios médicos pelo computador,  além de mais um veículo para a saúde”, informou o deputado. “Inaugurar e não funcionar demonstra falta de vontade política”, concluiu Isauro Calais, referindo-se ao fato de aquele centro de saúde ter sido inaugurado, mas jamais ter funcionado anteriormente.

O ex-secretário de governo do Estado, Danilo de Castro falou em seguida. Ele iniciou sua fala usando uma frase do ex-governador da Paraíba, João Pessoa, para definir o retorno do prefeito de Cataguases: “No caminho de volta ninguém se perde”. Danilo de Castro falou de sua alegria em estar vivenciando aquele momento e destacou o fato de que todos os moradores da Zona da Mata invejam quem nasce em Cataguases, uma cidade única. Ele também falou de uma liberação de seu filho, o deputado federal Rodrigo de Castro, na ordem de R$ 500 mil, para asfaltamento em Cataguases. Danilo também parabenizou a equipe que trabalha com o prefeito Willian. “Sabemos que ao final deste mandato vamos olhar com orgulho para tudo o que foi feito”, concluiu.

Para finalizar o evento, o prefeito Willian falou de sua dedicação para colocar a cidade em ordem nos primeiros dias de seu mandato e de sua empolgação em melhorar a saúde, principalmente na atenção primária, após tudo que adquiriu de conhecimento nos dois anos como Gerente Regional de Saúde. Willian também agradeceu os servidores por seu empenho nos primeiros dias de seu mandato e destacou que, embora seu olhar esteja voltado para todas as necessidades do município, a saúde sempre será uma prioridade de sua gestão. “A inteligência nos mostra o caminho, mas é a vontade que faz com que tudo aconteça de fato, e é com muita vontade de trabalhar por Cataguases que estou de volta à Prefeitura. Com planejamento, organização e muita dedicação, que vamos cuidar de nossa cidade”, ressaltou.

Por fim, o Centro de Fisioterapia foi oficialmente aberto, contando com salas e equipamentos necessários para seu funcionamento, além da equipe de profissionais. O local conta com salas de recepção, de espera, uma para consulta médica, outra para avaliação do paciente pelo fisioterapeuta; sala da administração, copa, almoxarifado, banheiros para os pacientes, banheiros para funcionários, sala provida com nove boxes estruturados para procedimentos, dentre outras dependências. “A proposta também é, dentro em breve, realizar palestras educativas ampliando nossos serviços à população”, adiantou a fisioterapeuta coordenadora do Centro, Lillian Gonçalves.

O Centro Municipal de Fisioterapia Dr. Lídio de Almeida Lacerda fica localizado na rua Leopoldo Murgel, número 89 – loja B – Vila Domingos Lopes
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »