16/04/2017 às 09h37min - Atualizada em 16/04/2017 às 09h37min

Ex-Bispo de Leopoldina, Dom Célio escreve mensagem onde fala de sua recuperação

Publicado por Luciano Oliveira, da Assessoria de Pastoral da Diocese de Leopoldina
Na manhã de Quinta-Feira Santa, 13 de abril, durante a celebração da Missa do Crisma, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, foi lida uma mensagem escrita por Dom Célio Goulart, bispo de São João del-Rei, falando sobre sua ausência nas cerimônias da Semana Santa e de sua recuperação. O bispo aproveitou também para tecer agradecimentos e desejar uma Santa Páscoa a todos. Confira a mensagem na íntegra:

Mensagem para Quinta feira Santa

Saudações fraternas a D. Waldemar, nosso querido bispo emérito.

A D. João Bosco, arcebispo emérito de Diamantina e que nesta Semana Santa está entre nós, prestando sua preciosa ajuda à Paróquia da Catedral.

Aos queridos Sacerdotes Diocesanos e Sacerdotes Religiosos da nossa Diocese.
Aos Sacerdotes de outras Dioceses e Religiosos de outros Congregações Religiosas que estão ajudando em nossas Paróquias.

Aos senhores Diáconos Permanentes.

Às Religiosas de nossa Diocese.

Aos Seminaristas dos Cursos do Propedêutico, da Filosofia e Teologia.

Aos dois representantes leigos de cada Paróquia da Diocese que aqui vieram com seu Pároco. Vocês são os mensageiros de meu abraço aos paroquianos de sua Paróquia com o agradecimento pelas orações que fazem por mim.

Aos Irmãos e Irmãs da Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, encarregados pelas celebrações da Semana Santa.

A todos que aqui se acham presentes na Igreja Catedral para esta Solenidade.

Aos que nos acompanham pelo TV Campos de Minas e pelas Rádios São João e Emboabas. 

De acordo com a orientação dos médicos que me acompanham neste momento do tratamento, não foi aconselhável minha presença junto a todos nesta celebração. Poderia ser um momento de muitas emoções para mim.   Por isso pedi ao Pe. Geraldo Magela que seja meu porta-voz neste momento da Celebração Eucarística da Unidade Diocesana e da bênção dos Santos Óleos.

Primeiramente manifesto minha gratidão a Deus. Ele é um Pai de Bondade e de Misericórdia, que me concedeu superar um momento tão difícil de minha vida, com a cirurgia a que fui submetido. Parece-me que Ele deseja que eu permaneça mais tempo junto a vocês! Aconteceu um milagre para mim!

Meu agradecimento a todos vocês de nossa Diocese, que rezaram e continuam rezando comigo, como também aos queridos amigos das Dioceses de Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim, Divinópolis e de tantos outros lugares que estão unidos conosco em oração. Com tantas preces de pessoas boas e santas, Deus teve piedade de mim. Procuro retribuir, lembrando-me de todos em minhas orações. Com humildade me dirijo ao Deus da Vida por todos.

Minha gratidão a Dra. Maurília Aparecida Costa Pinto, Dr. Frederico Escaleira, equipes de enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Mercês e da Santa Casa, pelo atendimento antes de minha ida à Juiz de Fora e agora, com o tratamento da quimioterapia, no Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa,onde tenho sido muito bem tratado. Agradecimento também à enfermeira Heloisa Carmem Pereira pelos cuidados diários de enfermagem. Todos tem tido atenção e um carinho muito especial para comigo.

Agradeço à Equipe Médica do Hospital Monte Sinaí, de Juiz de Fora, de modo especial ao Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, cirurgião competente que me operou; Dra. Milena Mattos, da clínica oncológica; como também às equipes de enfermagem do mesmo hospital, que me acolheram, cuidaram de mim com dedicação durante dois meses.

Manifesto também meu agradecimento à Diretoria da UNIMED de São João Del Rei pelos encaminhamentos necessários para meu tratamento médico hospitalar aqui e em Juiz de Fora. Reafirmo a importância de termos este Plano de Saúde e agradeço às Paróquias por esta participação nos cuidados de nossa saúde.

Meu reconhecimento agradecido ao Arcebispo de Juiz de Fora,  D. Gil Antônio Moreira, pela acolhida no Lar Sacerdotal, que se tornou a minha casa. Sinal de fraternismo e colegialidade de sua parte.

Gratidão às minhas queridas irmãs, Maria e Ana Rita, que tem sido meus anjos da guarda durante as 24 horas do dia, num total desprendimento de si mesmas para os cuidados comigo.

Aos meus queridos funcionários da Residência Episcopal e da Cúria Diocesana, que tudo fazem para o meu bem estar e minha rápida recuperação.

Diante de todos estes meus sentimentos de reconhecimento e de gratidão, percebe-se que é na Eucaristia desta manhã de quinta-feira santa que expresso a minha unidade em Jesus Cristo com todos. Estarei em minha casa, mas unido com vocês nesta celebração.

Os parabéns aos meus irmãos bispos e sacerdotes pelo dia em que renovamos diante de Deus os compromissos sacerdotais. Somos sacerdotes pela graça de Deus, como também pelo nosso esforço em perseverarmos com fidelidade e alegria em nosso ministério ordenado.

A D. Waldemar, querido e estimado irmão, minha gratidão por presidir com entusiasmo as celebrações desta Semana Santa aqui na Igreja Catedral, como também em aceitar ajudar nossos sacerdotes em outros momentos festivos nas Paróquias da Diocese. 

Aos meus irmãos sacerdotes, diocesanos e religiosos; aos diáconos permanentes e às lideranças da Diocese e das Paróquias, por levarem à frente nossos projetos pastorais neste tempo de minha ausência para o tratamento de saúde. Todos têm feito com muito empenho suas atividades. Isto é a unidade diocesana, a corresponsabilidade assumida por todos! Sou grato por tudo isto. Espero, após ser liberado pelos médicos e com a recuperação de minha saúde, retomar com alegria as atividades pastorais e evangelizadoras junto a vocês, nossos sacerdotes e junto ao nosso povo. O trabalho pela evangelização é grande e não quero ficar inativo. Que Deus me dê esta graça.

Uma Semana Santa muito bem celebrada em cada Paróquia e uma Santa Páscoa a cada um de vocês. Com carinho e em nossa comunhão em Jesus Cristo pela unidade diocesana.

Dom Célio de Oliveira Goulart


 
Fonte: Diocese São João Del Rei
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »