05/05/2017 às 13h32min - Atualizada em 05/05/2017 às 13h32min

Viva Guido - Equipe de Abordagem Social faz balanço das intervenções

Por Assessoria de Comunicação da PMU
Equipe realizou abordagens para a identificação do público-alvo e de suas vulnerabilidades

A equipe de Abordagem Social se reuniu, na manhã da última terça-feira, 02 de maio, para apresentar o balanço de um mês de intervenções realizadas junto às pessoas em situação de rua e para traçar estratégias para a próxima etapa do trabalho. A ação integra uma das frentes de trabalho previstas no Projeto Viva Guido, que visa à recuperação/revitalização da área que envolve a Praça Guido Marlière e seu entorno.

Durante o mês de abril, foram realizadas oito abordagens para a identificação do público-alvo e de suas vulnerabilidades, além de encaminhamentos para a rede socioassistencial do município para suprir demandas, principalmente de atendimento odontológico e expedição de 2ª via de documentos.

 

Diagnóstico

A vertente social do Projeto Viva Guido identificou que, no período diurno, o espaço da praça é ocupado por um público prioritariamente masculino (97%), acima dos 40 anos (77%), que tem moradia fixa (91%) e algum tipo renda (80%), mas que é dependente de álcool e/ou drogas (63%). A próxima etapa consiste no início das abordagens noturnas.

 

Estratégias

A interpretação dos dados obtidos permitirá que a equipe de Abordagem Social, em parceria com a rede socioassistencial e com a Gestão Municipal, elabore estratégias de ação que contribuam com a construção do processo de saída das ruas e com a elaboração de novos projetos de vida; que possibilitem condições de acesso à rede de serviços, a benefícios assistenciais e a garantia de direitos e que promovam a reinserção familiar e comunitária.

Participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, a Gerente de Proteção Social Especial, Rosemary Paiva Soares e o Gerente de Assistência e Vigilância em Saúde, Fábio de Oliveira Ribas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »