23/05/2017 às 08h18min - Atualizada em 23/05/2017 às 08h18min

Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças em Leopoldina

Equipe de profissionais concentra esforços para que a população de conscientize da importância de valorizar e defender os direitos da criança e do adolescente.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Profissionais da Assistência Social em ação no dia 18 de maio
A Secretaria Municipal de Assistência Social está utilizando as estruturas dos CRAS-Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Bela Vista, 5ª Residência e Alto Cemitério para promover a Campanha ‘Prevenir e Proteger é coisa nossa! Que teve como referência 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A informação é de Jalibe Lanne Almeida Dibo,  Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social , segundo a qual a Campanha está indo em cada bairro de referência do CRAS, com a equipe de profissionais formada por psicólogos(as), assistentes sociais, Facilitadores de Oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com o objetivo de concentrar esforços para que toda a população se conscientize da importância de valorizar e defender os direitos da criança e do adolescente contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha teve início no dia 18 de maio, quando a equipe esteve presente nos bairros Popular e Alto Cemitério, onde foi exibido o curta metragem ‘O Segredo’. Logo depois foi realizada uma roda de conversa, com a introdução da temática da campanha, provocando no público participante, que lotou os locais onde foi exibido o filme, uma conceituação da importância da valorização do vínculo familiar, para que as crianças e ou adolescentes possam ser capazes de compactuar com os pais e ou responsáveis, segredos e conflitos, que os afligem. 
 
De acordo com Jalibe, nesse sentido o CRAS traz a importância da valorização do vínculo familiar e do fortalecimento dos vínculos afetivos pois a iniciativa de revelar o abuso sexual, geralmente está associada à qualidade da relação que a criança estabelece com a pessoa para quem contou e, consequentemente, com a interpretação que a criança supõe que a pessoa faria. Assim sendo, a percepção que as vítimas têm de seus familiares e ou responsáveis e sobre o contexto familiar em que estão inseridas, influencia sua disponibilidade para revelar o que aconteceu, pois isso funciona como mediador, diminuindo a revitimização ou o impacto negativo dos procedimentos que se seguem após o rompimento do segredo do abuso sexual. 

O CRAS, também através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizará uma exposição dos melhores desenhos, colagens e produções textuais, resultados das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes que frequentam o serviço, nas oficinas desenvolvidas de orientação social.

Durante todo o mês de maio o CRAS estará em diferentes bairros, com o seguinte cronograma:

CRAS – Quinta Residência

31/05/2017 – IDESC – B. Quinta Residência – Localizado na Rua Alan Kardec, para as famílias residentes na região dos Bairros Caiçaras, Eldorado, Vale do Sol, Pedro Brito, Quinta Residência.

CRAS – Alto Cemitério

24/05/2017Bairro Limoeiro Salão Madre Cândida às 18:00 horas para as famílias residentes nos bairros Limoeiro e Serra Verde.

CRAS Bela Vista

22/05/2017 – Bairro Tomé Nogueira: Exibição do curta metragem ‘O Segredo’ e discussão temática, às 18:00 horas, na Quadra Esportiva do Bairro Tome Nogueira para as famílias residentes nos bairros Tome Nogueira e São Sebastião.
29/05/2017 – Bairro Cidade Alta - Exibição do Curta Metragem ‘O Segredo’ e discussão temática às 18:00 horas para as famílias residentes nos bairros Cidade Alta e Nova Leopoldina.

03/06/2017 – (sábado) – 09:00 as 12:00 horas - Apresentação no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira – Apresentação e premiação dos primeiros a terceiros lugares de cada categoria participante de desenhos e produção textual.

 
7 a 11 anos 12 a 29 anos
Desenho ou colagem de gravuras Produção Textual
 
A Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jalibe Lanne de Almeida Dibo salienta que é importante relatar que o CRAS está de portas abertas para receber toda a comunidade e para isso divulga os seus endereços:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Alto do Cemitério-Rua Fajardo, 419 – Alto do Cemitério – Tel.  3694.4286-Território de Abrangência – Alto do Cemitério, Bandeirantes, Limoeiro, Santa Cruz,   Seminário, Serra Verde.
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Bela Vista-Av. Expedicionários, 404 – Bela Vista – Tel: 3449.6829-Território de Abrangência: Bela Vista, Imperador, Cidade Alta, Jardim Bela Vista, Nova             Leopoldina, São Cristóvão, São Sebastião, Thomé Nogueira, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Quinta Residência-Rua Alan Kardec, 39 – Quinta Residência – 3694.4223-Território de Abrangência: Alto da Ventania, Jardim Caiçaras, Cohab Nova, Pedro Brito,   Popular, Quinta Residência, São Luiz, Vale do Sol, Vila Miralda.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »