25/05/2017 às 08h03min - Atualizada em 25/05/2017 às 08h03min

Aplicativo Sine Fácil facilita busca por emprego

Ferramenta notifica trabalhadores sobre oportunidades de acordo com localidade e perfil profissional

O Ministério do Trabalho lançou no dia 23 de maio o aplicativo Sine Fácil. A ferramenta permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas de emprego adequadas ao seu perfil.

Desenvolvida pela Dataprev, o aplicativo leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. 
Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, nas unidades de atendimento do Sine; no termo de homologação que ele recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro desemprego.

O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.

"Vamos conseguir reduzir as filas e a burocracia. Com isso, uma maior comodidade para aquele trabalhador acompanhar como está seu seguro-desemprego", explica Humberto Mykaell, gerente de produtos de Previdência e Trabalho da Dataprev. 

O aplicativo indica vagas de emprego de acordo com o local de residência e perfil profissional do trabalhador. Por meio dele também será possível consultar o abono-salarial. 

O que é o aplicativo Sine Fácil?
 
O Sine Fácil tem uma interface simples e intuitiva, capaz de ser utilizada sem dificuldades, mesmo por quem tem pouco conhecimento de informática ou tecnologia.

Empregador, no Sine Fácil os trabalhadores poderão consultar vagas de emprego disponíveis de acordo com o perfil profissional. É possível incluir informações como: exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se o trabalhador se interessar pela vaga, com um clique em “Quero Esta Vaga” ele será direcionado para agendar a entrevista. Esse serviço facilita a busca pela vaga disponibilizada pelo empregador.

Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos.
Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.

Como instalar é o aplicativo Sine Fácil?

Para baixar o Sine Fácil gratuitamente, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular. No momento, o aplicativo só está disponível para aparelhos com Android. Acesse a Play Store e pesquise pelo aplicativo “Sine Fácil”.

Depois, basta proceder ao processo de instalação. Na generalidade dos sistemas, basta clicar em “Instalar” e aguardar a conclusão do download do aplicativo e instalação da aplicação.

Após conclusão da instalação que demora apenas alguns segundos, clique no ícone do programa presente na sua lista de aplicativos para iniciar o Sine Fácil.

Pronto, agora é só utilizar o QR Code e seguir as instruções para acesso aos serviços disponíveis.

Quais os serviços do Sine Fácil?
O aplicativo apresenta as seguintes funcionalidades:

–Consulta Seguro-Desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos.

–Consulta de Vagas: aqui é possível consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional.

–Agenda de Entrevistas: após o trabalhador se candidatar a uma vaga disponível, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.

–Consulta do Abono Salarial: informações sobre o Abono Salarial e o PIS, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.

–Consulta de Contratos: nessa opção aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Informações como vínculos empregatícios, tempo de trabalho e data de admissão e demissão vão estar disponíveis. Os vínculos empregatícios apresentados em “Contratos de Trabalho” são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O que é o código de acesso (QR Code) e como obtê-lo para ter acesso ao Sine Fácil?
O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares equipados com câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O QR Code é a chave para acesso às funcionalidades do aplicativo Sine Fácil e pode ser obtido de três formas:

1–Requerentes do Seguro-Desemprego: A primeira forma é voltada para os requerentes do Seguro-Desemprego. Todos os requerimentos emitidos e impressos pelo Empregador Web já possuem o QR Code para habilitação no aplicativo. O requerimento é emitido pelo empregador e entregue ao trabalhador no momento da dispensa. O QR Code também pode ser gerado após o processo de habilitação do benefício, realizado no Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho.

2–Pelo Portal Emprega Brasil: O segundo caminho é oferecido pelo Portal Emprega Brasil. O trabalhador realiza seu cadastro no Portal e pode acessar o serviço de geração de QR Code. Caso o trabalhador já tenha seu cadastro do Sine atualizado, o QR Code gerado permitirá acessar as funcionalidades da Intermediação de Mão de Obra, consulta de contratos e Abono Salarial.  Caso o cadastro no Sine não esteja completo, o trabalhador só poderá acessar as duas últimas funcionalidades.

3–Trabalhadores que não têm acesso ao Portal Emprega Brasil e não são requerentes do Seguro-Desemprego: O terceiro modo é utilizado quando o trabalhador não tem um requerimento do Seguro-Desemprego, mas quer acessar os demais serviços do aplicativo. Para isso, ele deve se dirigir a um posto do Sine, atualizar seu cadastro e solicitar ao atendente a geração de um QR Code, que permitirá acesso a todas as funcionalidades, com exceção da funcionalidade do Seguro-Desemprego.

Seguro-Desemprego: informações podem ser obtidas no Emprega Brasil e no Sine Fácil.
Empregador, no Portal Emprega Brasil, o trabalhador pode acessar as informações do último requerimento do Seguro-Desemprego e verificar se as parcelas foram emitidas, se existe algum impedimento para habilitação e a data de pagamento. Em breve, também será possível realizar a habilitação do benefício pela página. Essa nova funcionalidade agilizará e facilitará o processo de pedido do Seguro-Desemprego. Avise aos colaboradores.

SINE Fácil – No aplicativo é possível consultar o requerimento do Seguro-Desemprego, receber mensagens sobre a data de liberação das parcelas e o valor, informações sobre notificação que suspendam o requerimento, recursos e dados do vínculo empregatício.

Seguro-Desemprego – O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo artigo 7º da Constituição Federal, que trata dos Direitos Sociais, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. Atualmente existem cinco modalidades para pagamento do Seguro-Desemprego: Formal, Pescador Artesanal, Bolsa de Qualificação Profissional, Empregado Doméstico e Trabalhador Resgatado.


O novo endereço do SINE é avenida Getúlio Vargas nº 796

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »